Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores do Judiciário Federal do Rio elegem delegação para Ampliada e Seminário da Fenajufe

Os servidores do Judiciário Federal no Rio estão se preparando para enfrentar grandes desafios: o debate sobre a carreira e a retomada da mobilização do funcionalismo em todo o país para lutar por reivindicações da categoria. O primeiro passo foi dado nesta quarta-feira, 30 de outubro, com a eleição dos delegados fluminenses, em assembleia, que participarão da Reunião Ampliada da Fenajufe e do Seminário de Carreira da federação. Mais de 90 servidores da Justiça Federal (SJRJ), do Tribunal Regional Federal (TRF2), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Regional do Trabalho da (TRT1) elegeram 11 delegados que vão representar a categoria nos dois eventos da Fenajufe, em Brasília, nos dia 9 e 10 de novembro.

A Ampliada, no dia 10 de novembro, também vai discutir encaminhamento da pauta de reivindicações e a PEC 190/2007. Já o seminário, no dia 9, abordará a criação de estratégias de lutas para a carreira, salário e condições de trabalho.

Duas chapas concorreram na disputa pelas vagas de delegados. Chapa 1, com representantes da direção do Sisejufe, teve 51 votos e acabou elegendo seis delegados à Reunião Ampliada e ao Seminário de Carreira. Já a Chapa 2, composta por militantes da oposição, registrou 36 votos a seu favor, dando o direito a apresentar cinco nomes para compor a bancada do Rio de Janeiro na capital federal.

Na defesa do ponto de vista da Chapa 1, diretor-presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, destacou a importância do comprometimento dos representantes do sindicato com a unidade da categoria sem o risco de dividi-la por questões de lutas específicas. “Estamos no começo do processo de discussões da carreira. Será um encaminhamento muito difícil. Temos que lembrar que tivemos grande derrota no processo de reajuste salarial, devido à nossa divisão. Tivemos conquistas também, mas na hora de discutir a carreira temos que atentar para o risco de nos dividir. Temos que defender um plano que valorize todos dos servidores do Judiciário Federal e não apenas determinados segmentos. É preciso valorizar a atual forma de remuneração. Vamos continuar defendendo a paridade, por exemplo, dos aposentados. Todos devem ter os mesmos direitos”, afirmou Valter.

Pelo lado da Chapa 2, coube a Sérgio Feitosa, servidor do TRT1, fazer a defesa das ideias de seu grupo, declarando, principalmente que o processo de criação do plano de carreira deve passar pela discussão com a categoria. “É preciso ter cuidado ao aprovar um plano de carreira que prejudique o servidor sendo a discussão atrelada à direção dos tribunais e ao governo”, defendeu Feitosa.

No final da assembleia, o sindicato promoveu um sorteio de três pacotes de viagens em comemoração à semana do servidor. A realização do sorteio acorreu sem aviso prévio dos participantes da assembleia. Foi uma forma que a direção do Sisejufe encontrou para festejar o Dia do Servidor.

Matéria relacionada:

Câmara aprova PEC do Estatuto do Servidor do Judiciário em 2º turno

Últimas Notícias