Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Saúde e Sexualidade estarão em foco no Escuta Mulher, nesta quinta (17/12), às 10h

Encontro será transmitido ao vivo pelo YouTube do sindicato

O Escuta Mulher, projeto que nasceu este ano no Núcleo Sindical da Marcha Mundial das Mulheres, agora está sendo tocado pelo novo Departamento de Mulheres. E a próxima edição acontece no dia 17 de dezembro (quinta-feira), às 10h.

A partir do tema ‘Saúde e Sexualidade’, vamos abordar as múltiplas nuances na vivência das mulheres com o próprio corpo. Sem papas na língua, mas com muito respeito, falaremos sobre violência, autonomia, solidão, identidade de gênero e tantas outras questões que acompanham as trajetórias das mulheres em sua diversidade.

Um time muito especial participa desta edição: Paola Bettamio, advogada criminalista e professora de direito penal e processo penal; Talitha Demenjour, enfermeira de família do município de Piraí/RJ e militante da Marcha Mundial das Mulheres; Julia Gondin da Fonseca, servidora do TRF2; e Lidia Rafaela Barbosa dos Santos, coordenadora de formação do Fórum de Cultura da Bahia. A mediação ficará por conta da coordenadora do Departamento de Mulheres do Sisejufe, Anny Figueiredo; e da militante da Marcha Mundial das Mulheres, Ana Priscila Paiva.

O encontro será realizado virtualmente pela plataforma Zoom e todas as servidoras estão convidadas. Para participar, basta acessar o ID do Zoom: 827 4427 5785 ou pelo link: https://us02web.zoom.us/j/82744275785?pwd=N2hxdUMrRG9Tam84c2tTa1o1SGJQdz09

Para quem quiser acompanhar, haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do sindicato. Basta acessar o link sisejufe.org.br/aovivo

Informações sobre as convidadas:

Paola Bettamio
Além de advogada criminalista e professora de direito penal e processo penal, é doutoranda em Direito pela UFRJ, Mestra em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ e Bacharel em Direito pela UNIRIO.

Lidia Rafaela Barbosa dos Santos
Graduada em Gestão Pública e especialista em Gestão Social, Socioeducadora em Direitos Humanos, Econonia Plural, Gestão de Negócios Populares e Finanças Solidárias. Integrou a Equipe Multiprofissional do Centro Público de Economia Solidária do Estado da Bahia. Integra o Grupo de Metodologias do Coletivo de Educadores em Economia Solidária da Bahia . Desde 2018, atua como consultora Técnica do Programa Corra Pro Abraço (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia), e realiza qualificação para o trabalho e inserção sócio produtiva dos beneficiários.

Talitha Demenjour
É enfermeira especialista em saúde da família pela ENSP/Fiocruz e mestranda em atenção psicossocial pelo IPUB/UFRJ, além da militância na Marcha Mundial das Mulheres.

Julia Gondin da Fonseca
A servidora do TRF2 cursou História na UFF. Ela começou um processo de transição para mudança de gênero em 2018 e teve todo apoio do Tribunal.

O TRF2 foi a primeira Corte federal do Brasil a regulamentar, em outubro de 2018, o uso do nome social para pessoas trans e travestis que trabalham ou são usuárias dos serviços da Justiça Federal no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

O nome social passa a constar nos registros, sistemas e documentos expedidos pelo Tribunal e pelas Seções Judiciárias fluminense e capixaba. Entre os documentos abrangidos na regra, estão, inclusive, os cadastros funcionais, endereços de e-mail, crachás, e listas de ramais.

A pessoa trans e travesti tem o direito de usar banheiros e vestiários conforme a sua identidade de gênero. O TRF2 mantém, na internet, um portal para divulgação de notícias, informes e avisos que tratam dos temas diversidade sexual e identidade de gênero.

Últimas Notícias