Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Quebrando os paradigmas: TJAA e AJAJ desempenham as mesmas atribuições

Luis Amauri

Por Luís Amauri Pinheiro de Souza*

Há quem argumente que “as atribuições do cargo de técnico judiciário são de baixa complexidade”. Dentre eles o colega Gabriel Astoni Sena, analista judiciário do TRE/MG, autor de artigo recentemente publicado no site da Fenajufe, sob o título “Alteração do nível de escolaridade do cargo de técnico judiciário: quebrando paradigmas”.

O autor diz que “as atividades exercidas nos cartórios eleitorais não são de alta complexidade e devem continuar a ser executadas por servidores de nível médio”, fazendo crer que os técnicos no TRE de Minas Gerais trabalham nas zonas eleitorais.

Entretanto outra é a realidade da Justiça Eleitoral em Minas. Pelos dados divulgados no site do Tribunal (nov/14), os técnicos judiciários são maioria no exercício das CJ2, CJ1, FC6, FC5, FC4, FC3, FC2. Só as CJ4 e CJ3 têm mais analistas do que técnicos. Claro que o desempenho de tais cargos e funções determina o grau de complexidade das tarefas desempenhadas independentemente da lotação.

Há um grande quantitativo que não tem FC. Vejamos qual a lotação desses servidores.

Nos gabinetes e seções há mais técnicos que analistas, assim como nas assessorias e coordenadorias. Já nas zonas eleitorais há cerca de 100 analistas e 150 técnicos. Assim, não é verdade que os técnicos da Justiça Eleitoral mineira trabalhem prioritariamente nas zonas eleitorais.

Considerando o TRT de Minas Gerais, o quantitativo de TJAA exercendo CJ3, FC5, FC4, FC3, FC2 e FC1 é superior ao de AJAJ. Os AJAJ apenas superaram os TJAA nas FC6.

Equivoca-se também o autor sobre o “desvio de função”. Não há desvio de função quando as atribuições são determinadas pelo recebimento de FCs ou CJs.


TABELA ANALISTA JUDICIÁRIO1

TABELA ANALISTA JUDICIÁRIO2

TABELA ANALISTA JUDICIÁRIO3

TABELA ANALISTA JUDICIÁRIO4

TABELA ANALISTA JUDICIÁRIO5

*Luís Amauri Pinheiro de Souza é servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região – Rio de Janeiro (TRT1/RJ) e diretor do Sisejufe

Últimas Notícias