Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Prioridade de vacina para oficiais de justiça: Sisejufe busca negociar diretamente com prefeituras

Nacionalmente, sindicato apoia articulações da Fenassojaf e entidades junto ao Ministério da Saúde para garantir imunização do segmento

Prioridade de vacina para oficiais de justiça: Sisejufe busca negociar diretamente com prefeituras, SISEJUFE
Flavia Pires, oficial da JF de Itaperuna, representante local do Sisejufe, sendo vacinada

O Núcleo dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Sisejufe (Nojaf) intensifica a luta para garantir a inclusão do segmento na vacinação prioritária contra a Covid-19. Embora a entidade siga pressionando as esferas federal e estadual, nova estratégia está sendo adotada: buscar o apoio das prefeituras onde os oficiais atuam, a partir de experiências bem sucedidas em municípios pelo país afora e, aqui no RJ, em Itaperuna, por iniciativa dos próprios oficiais que atuam na cidade (foto em destaque).

“O Sisejufe tem organizado esse trabalho da seguinte forma: estamos juntando oficiais da JF, TRT e TJ em um grupo de whatsapp específico; passamos o modelo de ofício; no caso da JF, estamos com um fluxo de trabalho para colher a assinatura junto à Administração, centralizada na Dirfo/SJRJ; e os trabalhistas têm buscado junto ao diretor do foro local; buscamos os contatos na Prefeitura e temos despachado, presencial e/ou remotamente, conforme avaliação local. Estamos contando com a parceria do Sindojus/AOJA para trazermos os colegas estaduais”, explica a diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenassojaf, Mariana Liria.

A dirigente sindical conta que aguarda resposta das prefeituras de Nova Iguaçu e São Gonçalo; já Niterói, há a perspectiva de agendamento em breve; em Nova Friburgo, os estaduais conseguiram de maneira informal e o sindicato vai tentar formalmente para os federais; Macaé as conversas estão ainda no início. Além disso, oficiais já foram vacinados, por iniciativas informais ou locais, mas fora do calendário por idade, em outros municípios como Nilópolis e Teresópolis. Na capital, já houve ofício do TRT e o Nojaf busca os desdobramentos.

Prioridade de vacina para oficiais de justiça: Sisejufe busca negociar diretamente com prefeituras, SISEJUFE
Grupos de oficiais de justiça para articular vacinação nos municípios

Articulações nacionais

O movimento pela vacinação na esfera nacional segue em paralelo aos esforços locais. Nesta quarta-feira (16/6), o deputado Ricardo Silva (PSB/SP) e as entidades representativas dos Oficiais de Justiça, Fenassojaf, Fesojus e Afojebra estiveram no Ministério da Saúde em um trabalho de mobilização pela inclusão dos oficiais de justiça entre as prioridades para a vacina contra a Covid.

Prioridade de vacina para oficiais de justiça: Sisejufe busca negociar diretamente com prefeituras, SISEJUFE
Representantes das entidades nacionais em reunião no Ministério da Saúde, na quarta (16/6)

Na oportunidade, os representantes do oficialato reafirmaram a importância da inclusão desses servidores no rol das atividades que estão na linha de frente desta pandemia, uma vez que não deixaram de estar nas ruas para o cumprimento dos mandados.

Segundo Ricardo Silva, essa é mais uma frente de atuação para fazer com que os Oficiais recebam a vacinação o mais rapidamente possível. “Eu também reforcei a cobrança de inclusão dos oficiais em plenário para fazer com que tenhamos avanço neste importante pleito”, explica.

O parlamentar orienta que é válida, paralelamente, a pressão realizada diretamente nos estados e municípios. A diretora Mariana Liria está confiante de que essa estratégia trará resultados positivos no Estado do Rio.

“O movimento está crescendo. Reforçamos que, mesmo que o calendário por idade esteja avançado, é importante o reconhecimento do nosso risco exacerbado. Já perdemos 91 oficiais de justiça para a Covid em todo o país. Por isso orientamos: sem vacina, sem rua”, ressaltou a dirigente sindical.

Últimas Notícias