Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Prestação de conta de 2012 e Planejamento Orçamentário de 2013 são aprovados

Na noite de 20 de março, na sede do sindicato, às 19h30min, os servidores sindicalizados do Sisejufe pela oitava vez consecutiva, aprovaram com apenas um voto contrário, a prestação de contas do Sisejufe do exercício de 2012, além do planejamento orçamentário de 2013, em Assembleia Geral, respaldando a transparência e coerência da gestão do sindicato.

Mais de 100 servidores sindicalizados ao Sisejufe aprovaram  dia 20 de março, às 19h30, em assembleia geral ordinária  na sede do sindicato, o parecer do conselho fiscal referente à  prestação de contas do exercício de 2012. Com apenas um voto foi contrário, os servidores presentes respaldaram a transparência e a coerência da atual gestão do sindicato. Os dados contábeis foram detalhados pelo diretor-administrativo Edson Mouta juntamente com o tesoureiro Francisco Costa de Souza e o gerente-administrativo Marcelo Nobile, sendo acompanhados pelos membros do Conselho Fiscal. A previsão e o planejamento orçamentários para 2013 também foram aprovados e por unanimidade de votos. A categoria ainda discutiu e aprovou o aumento de 0,15% na contribuição sindical, valor necessário para fazer frente ao volume de ações e serviços prestados hoje pelo sindicato.

Todos os sindicalizados presentes receberam cópia do balancete analítico da prestação de contas (que será publicado no Jornal Contraponto edição 55) aprovado pelo Conselho Fiscal relativo às contas do exercício 2012, da previsão de planejamento orçamentário para 2013, e o planejamento de metas e ações do sindicato. Desta forma, todos os associados puderam acompanhar passo a passo a prestação de contas e o planejamento de orçamentário para este ano.

 Conselho Fiscal

No parecer, o Conselho Fiscal relata como foi feita a conferência contábil, declarando que os depósitos das consignações dirigidas ao Sisejufe foram “corretamente discriminados e registrados pela contabilidade” do sindicato. Também lista recomendações técnicas para aprimorar o trabalho administrativo e financeiro da entidade. O conselho elogiou o sistema informatizado das contas caixa do Sisejufe, assim como a transparência do controle de gastos ampliada com a implantação da ferramenta gerenciador financeiro. Também propôs como ajuste para 2013, a criação de contas retificadoras para classificar avaliação do ativo permanente.

A análise da prestação de contas, pelos presentes, demonstrou o equilíbrio da gestão administrativa e o uso coerente e racional do dinheiro da entidade, que novamente é superavitária ainda que o sindicato tenha tido gastos provenientes do período intenso de mobilização em prol da aprovação do PCS e o investimento em uma nova sede campestre para os associados.

O diretor do Departamento Administrativo Edson Mouta Vasconcellos e o gerente administrativo do Sisejufe, Marcelo Nobile detalharam cada informação da prestação de contas do exercício de 2012 e da previsão e planejamento orçamentário da entidade para 2013 para os servidores presentes na assembleia.  “O sindicato passou a adotar um programa de gerenciamento financeiro que tornou não só controle das contas mais eficaz como também é possível, atualmente, termos a previsão da receita e das despesas. O processo torna a prestação de contas transparente e o dia a dia financeiro com um nível de controle maior”, explicou Edson Vasconcellos.

Planejamento de 2012 – metas criadas, metas cumpridas.

A assessora política do Sisejufe, Vera Miranda, também apresentou os dados referentes à execução do Planejamento Orçamentário de 2012 relacionado  às metas definidas pela direção para o ano passado. A assessoria explicou que a meta principal e que concentrou a maioria dos esforços foi a luta pela aprovação do PCS, por meio da organização do movimento na categoria e nas ações em Brasília. Além disso, apresentou a execução da meta de interiorização que teve como alvo a presença do sindicato junto aos servidores do interior, a aplicação da pesquisa de saúde e o mapeamento das condições de trabalho, projetos com objetivos de traçar um diagnóstico das condições de saúde e de trabalho do servidor do judiciário fluminense.

“A pesquisa já foi respondida por mais de 3 mil servidores e esperamos que mais e mais servidores nos ajudem a traçar o raio-x da categoria,” disse Vera Miranda.

Também foi apresentado, o balanço da execução das metas dos diversos departamentos, e um balanço da atuação dos núcleos. “Os departamentos e núcleos do Sisejufe buscam a excelência na sua atuação, e o resultado disto é que não param de crescer. Com isso o Sisejufe conseguiu em 2012 cumprir todas as metas que se propôs, inclusive, a de estreitar os laços com as subseções da Justiça Federal, varas do trabalho, e cartórios eleitorais, no interior do Estado”, afirmou a assessora política. “Que venham os novos desafios para 2013”.

 Gestão transparente e com credibilidade

Para a direção do Sisejufe, a aprovação das contas mais uma vez, mostra que atual diretoria tem acertado politicamente na condução da gestão da entidade. “A assembleia de prestação de contas foi positiva. Principalmente, porque houve uma participação muito boa da categoria. As pessoas tiraram dúvidas e interagiram. Inclusive, é interessante quando existe algum argumento contra, pois a crítica faz cada dia mais o sindicato procurar melhorias como o programa de gerenciamento financeiro. Uma iniciativa que tornou ainda mais transparente a prestação de contas. Isso aumenta no dia a dia a credibilidade do associado ao sindicato e a confiança na gestão eleita para o exercício até 2014”, afirmou Alex Oliveira, presidente do Conselho Fiscal, após a aprovação das contas.

 

Reajuste

O aumento do percentual de desconto da mensalidade sindical de 0,15% a partir de abril de 2013 foi sugerida à assembleia geral pela direção do Sisejufe, face a necessidade de melhorar ainda mais o atendimento aos sindicalizados na capital e interior, na interiorização da ações do sindicato bem como para fazer frente aos custos da sede campestre s os cursos a distancia que serão oferecidos pelo sindicato para que os servidores tenham direito ao adicional de qualificação. A contribuição sindical do Sisejufe é uma das menores do país, incide apenas sobre o vencimento básico, enquanto a maioria dos sindicatos cobra sobre a remuneração. Como o aumento salarial incidiu sobre a Gratificação Judiciário (GAJ), isso não teria incidência sobre as recitas do sindicato, Em contrapartida, o volume de ações e serviços que o sindicato desenvolve em prol da categoria cresceu muito, assim como crescem anualmente os custos de manutenção dos serviços prestados.

Por isso, para manutenção das receitas e despesas do sindicato, a direção propôs à assembleia o aumento de 0,15 ponto percentual no desconto da mensalidade sindical. Pelo estatuto, o sindicato poderia recolher até 2% do vencimento-básico dos servidores associados à entidade. Porém, desde 2003, o Sisejufe somente desconta o percentual de 1% de todos os servidores filiados.

Imprensa Sisejufe

Últimas Notícias