Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Prata da Casa: servidor sindicalizado do Sisejufe tem livro selecionado para lançamento internacional

Marcelo Luiz Dias trabalha há 28 anos no TRE-RJ Sede e tem na escrita uma das suas paixões; já são inúmeros contos publicados e 4 livros em fase de lançamento

Marcelo e alguns dos muitos livros onde já teve contos seus publicados

Marcelo Luiz Dias trabalha há 28 anos no TRE-RJ Sede, onde atua desde o início na Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF). Servidor sindicalizado, Marcelo conta que desde garoto tem na escrita um passatempo delicioso e um prazer indescritível, diz ele.

Com a vida de adulto batendo à porta, concurso, casamento, filho (hoje com 23 anos) e aquela correria do dia a dia, a escrita acabou ficando alguns anos de lado. Já mais velho e com a vida mais estabilizada, de novo, se reencontrou com o prazer da escrita. “Antes, era algo meio amador. Escrevia e não me preocupava se ia publicar ou não, escrevia pros amigos e tal. Com o tempo, fui ampliando os horizontes e, além de escrever, queria, claro, publicar o que escrevia”, lembra ele que hoje já soma mais de 30 contos publicados em 21 livros e 2 revistas digitais de 7 editoras diferentes.

Agora, vive uma outra emoção através da escrita: terá, pela primeira vez, um livro seu publicado internacionalmente. Em outubro, ele participou de um edital da Editora Lendari Entertainment, editora presente no Brasil e em outros 8 países. Marcelo foi um dos autores selecionados neste edital que tem como premiação lançar o livro, em e-book, em Português e em Inglês, nos países onde a editora atua. “A inscrição foi mais pro início de outubro e o resultado foi em janeiro. Nossa, que ansiedade, que angústia, mas valeu a pena esperar. Foi muito emocionante saber que fui um dos selecionado”.

Na verdade, a seleção foi da ideia em si, a proposta a ser trabalhada no livro. Agora, ele está no meio do processo de escrita. “Tenho até o fim de abril para terminar o livro. Já o lançamento oficial tem previsão para o segundo semestre”, conta empolgado sobre este que será um dos quatro livros que serão publicado este ano e que se chama “A batalha dos quiropterianos”.

A editora, pelas redes sociais, anunciou o resultado com palavras elogiosas à escrita de Marcelo e da outra autora selecionada: “Thais e Marcelo apresentaram projetos excepcionais que cativaram nossos editores com sua criatividade, profundidade e magia. Suas histórias prometem levar os leitores a mundos fantásticos repletos de aventuras inesquecíveis! Parabéns aos dois!”

E para quem pensa que ele parou por aí? Que nada! Em paralelo, ele tem outros livros que serão publicados, já, já. E, também, internacionalmente. Dessa vez, um livro de contos infantis, que será lançado em Portugal, pela Editora Hav, através de uma parceira com a editora/escritora Helena Leen, brasileira que mora em Portugal.

Em “Um Bicho, um sonho”, ele se aventura pela primeira vez escrevendo para crianças. A ideia surgiu no ambiente de trabalho, lembra, com carinho, Marcelo: “Um colega aqui do setor, o Franclin Bessa, um amigo, na verdade, anos atrás, precisou levar a filha ao trabalho. Ele comentava com a filha que eu escrevia. Ela, muito esperta e falante, tinha 8 anos, chegou pra mim e disse assim: cria uma historinha pra mim? Eu criei a história de um urso que queria voar, depois, falei de um canguru que queria esquiar. E assim, com o tempo, fui percebendo que tinha ali um livro de contos infantis. Hoje, essa menina já está com 13 anos. É a Laura. Uma graça de menina e devo a ela a ideia inicial desse meu primeiro livro infantil, que também estou bastante ansioso por seu lançamento”.

Depois será publicado também pela Editora HAV “As Canções de Elyscia”, livro que ele considera sua obra-prima, e “A lenda de Kozuka: A Semente-Primordial”, que será publicado pela Caravana Grupo Editorial, com tradução para o espanhol e publicação em alguns países da América Latina.

Além de Franklin, Marcelo fala, também, de outros colegas muito queridos que apoiam e acompanham de perto seu trabalho literário. Com alguns, tem uma troca ainda mais especial e manda os textos para lerem e darem opinião. “A Mirthis de Carvalho Rocha, que se aposentou há pouco tempo, e a Flávia de Matos Inácio são algumas dessas colegas queridas aqui no trabalho que leem antes muito do que escrevo. Outras pessoas são do meu círculo de amizade de fora do Tribunal, também. Fico feliz de ter essa boa relação com eles e essa
cumplicidade literária”.

Marcelo rodeado dos amigos do TRE-RJ Sede (da esquerda pra direita: Ricardo, Flávia, Marcelo e Rodrigo)

Marcelo também cita algumas editoras que fazem um excelente trabalho valorizando e dando oportunidades para os autores nacionais. Seu primeiro conto foi publicado pela editora Carnage, mas ele também participa de livros de contos publicados pelas editoras Cyberus, Obook, Dragonstone Books, e as revistas digitais Taquion FC e Histórias ao Vento (HAV).

Para quem já é fã do trabalho de Marcelo ou quer a partir de agora conhecer melhor seus contos e livros, pode acompanhar pelas redes sociais do autor. É por lá que ele compartilha as informações, divide as delícias e incertezas do processo de escrita e avisa sobre os editais que participa e todos os lançamentos que vêm por aí.

Então, siga Marcelo nas redes sociais e valorize o autor nacional.

@onde.conto.encontro

@marcelo.rpg

@relatos.dias.de.escrita

 

Sisejufe abrirá reservas para o mês de MARÇO, na Casa do Alto, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias