Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Plenária Nacional do Fonasefe reforça mobilização contra Reforma administrativa e privatizações

Sisejufe participou do evento virtual, juntamente com outras entidades do serviço público das três esferas e trabalhadores das estatais

Plenária Nacional do Fonasefe reforça mobilização contra Reforma administrativa e privatizações, SISEJUFE

União e comprometimento marcaram a Plenária Nacional do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), no último sábado (24/10). Com 900 inscritos, a plenária veio para reforçar a luta dos servidores públicos contra o governo que pretende seguir com o propósito de acabar com o funcionalismo e, com isso, desmantelar o estado brasileiro. O Sisejufe foi representado pela diretora Soraia Marca.

“Estiveram presentes entidades de diversos campos políticos, o que retrata que os servidores estão se unindo em torno da luta contra a reforma administrativa e contra os ataques do governo Bolsonaro. A união é necessária e urgente. Os servidores não ficarão calados e sairão em defesa dos serviços públicos e de seus direitos”, enfatiza a dirigente sindical.

Mobilização para barrar a PEC 32

Representantes das Centrais Sindicais presentes defenderam a unidade contra a reforma administrativa e a necessidade de se construir uma forte mobilização para barrar essa proposta, com o engajamento de todos os servidores. Falaram as seguintes Centrais: CUT – Central Única dos Trabalhadores, CSP- Conlutas, CTB – Central dos Trabalhadores Brasileiros, Intersindical da Classe Trabalhadora e Intersindical Instrumento e Luta, além do Fórum pelo Direito de Liberdade.

Num segundo momento, coordenadores da Fenajufe e representantes de sindicatos de base informaram as mobilizações previstas nos seus estados. Fabiano dos Santos, coordenador geral da Fenajufe falou da importância em avançar no enfrentamento ao projeto de destruição aos serviços públicos, rebaixamento da classe trabalhadora e contra os ataques propostos nas reformas do governo. O dirigente reforçou a necessidade de mobilização fortalecida para construir a greve geral, em conjunto com as três esferas e as estatais.  Para o dirigente, a próxima tarefa é a construção de uma greve geral, com indicativo de um dia de paralização do funcionalismo das três esferas no dia 11 de novembro.

Para o coordenador Thiago Duarte, a plenária foi importante como uma etapa da mobilização para o dia do servidor, comemorado nesta quarta (28/10). Com grande representatividade, a plenária teve mais de três mil e quinhentas visualizações online no site do Fonasefe e mais de 120 compartilhamentos. Vale ressaltar que as entidades presentes reforçaram a união com todos os movimentos sociais e da juventude para juntos, defenderem existência dos serviços públicos de qualidade e gratuitos, valorizando a dignidade da pessoa humana.

Criação de fóruns nos estados

A Plenária reafirmou engajamento de todo o funcionalismo nas mobilizações programadas para o Dia do Servidor, transformando a data num dia de luta e resistência. As entidades também entendem que é o momento de retomar as atividades de rua – posição na qual o Sisejufe diverge – e de se construir uma grande greve nacional. Além disso, o evento indicou a criação e fortalecimento de fóruns nos estados em defesa do serviço Público e contra a PEC 32/2020.

A Plenária aprovou Manifesto elaborado pelo Comitê das estatais (AQUI) e Declaração (AQUI).

Com informações de Joana Darc Melo, da Fenajufe

Últimas Notícias