Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

PLC 28: senadores afirmam empenho para fechar acordo até a próxima semana

Sisejufe participa das negociações em Brasília

PLC 28: senadores afirmam empenho para fechar acordo até a próxima semana, SISEJUFE
Sisejufe participa das negociações em Brasília

Nesta quarta-feira (3/6), dirigentes da categoria voltaram ao Senado Federal para continuar as conversas com senadores a respeito da votação dos projetos que revisam os planos de cargos e salários dos servidores do Judiciário Federal e MPU (PLC 28/2015 e PLC 41/2015). Com a possibilidade de o PLC 28 ser apreciado no plenário do Senado na próxima quarta-feira (10), a Fenajufe e os sindicatos de base devem intensificar ainda mais as articulações com senadores, o STF e representantes do governo nos próximos dias, visando agilizar as negociações entre os poderes em torno de um acordo orçamentário para implementar o reajuste da categoria.

Em conversa com a coordenadora da Fenajufe Mara Weber; o diretor-presidente do Sisejufe Valter Nogueira; e Jailton Assis, do DF, na manhã de hoje, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) garantiu que as negociações entre o Executivo, a cúpula do Judiciário e o Senado estão ocorrendo e que há um empenho por parte dos envolvidos em encaminhar uma saída o mais breve possível. O senador disse, ainda, que a proposta que está sendo trabalhada, com o aval do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria Geral da República, prevê o início da implementação dos projetos em janeiro de 2016. A fala de Jucá confirma as informações que a Fenajufe e o Sisejufe obtiveram de alguns assessores parlamentares de que a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento, vem fazendo vários cálculos e simulações quanto ao pagamento das parcelas dos reajustes.

PLC 28: senadores afirmam empenho para fechar acordo até a próxima semana, SISEJUFEJá o líder do governo, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que também participou da conversa com os dirigentes da categoria, informou que tem trabalhado para fechar um acordo até a próxima semana, coincidindo com a votação do PLC 28 no plenário do Senado. Da mesma forma que Romero Jucá, Delcídio confirmou que o STF e a equipe econômica do governo vêm mantendo as articulações em torno do projeto.

 

Reajuste do MPU na CCJ

PLC 28: senadores afirmam empenho para fechar acordo até a próxima semana, SISEJUFETambém na manhã de hoje, a coordenadora da Fenajufe Mara Weber esteve com a assessora parlamentar do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), relator do PLC 41/2015, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Segundo Karina Lesch, o senador já está finalizando o parecer favorável ao projeto e a ideia é votá-lo na CCJ na próxima quarta-feira (10) de manhã.

Valdir Raupp também pretende articular um requerimento de urgência para que o projeto, depois de aprovado na Comissão, siga para o plenário da Casa e seja apreciado em conjunto com o PLC 28, na mesma quarta-feira à tarde.

A coordenadora da Fenajufe alerta para a necessidade de intensificar as mobilizações nos próximos dias, garantindo a construção de uma greve forte e unificada. “Agora é a hora da mobilização. Estamos num momento decisivo na nossa luta e a categoria não pode esmorecer”, ressalta Mara. Ela reforça a orientação para que os sindicatos também enviem representantes à Brasília na próxima semana para fazerem o trabalho prévio de “corpo a corpo” com os senadores e “lotarem” o Senado Federal na quarta-feira, quando os projetos podem ser votados.

Imprensa Sisejufe, com informações da Imprensa Fenajufe

 

 

Últimas Notícias