Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Nota de Repúdio aos ataques de Bolsonaro à lisura do sistema eleitoral brasileiro

A direção do Sisejufe se junta à Fenajufe para condenar o mais recente ataque de Jair Bolsonaro às eleições no Brasil. De acordo com o presidente, que já venceu seis votações no país com urna eletrônica, “existe fraude”.

A declaração foi dada a apoiadores na manhã de quinta-feira (7/1), na saída do Palácio do Alvorada, ao ser questionado sobre a invasão ao Capitólio por extremistas pró-Trump, que derrotado nas eleições americanas, incitou uma turba contra o congresso americano para evitar a homologação da vitória do democrata Joe Biden.

“E aqui no Brasil, se tivermos o voto eletrônico em 22, vai ser a mesma coisa”, ameaça Bolsonaro.

É lamentável que o presidente continue nesta sanha contra a Justiça Eleitoral, que aliás, contou com atuação exemplar de 21,6 mil servidores públicos nas eleições municipais de 2020, que garantiram lisura e democracia na realização do pleito.

Já é sabido que, desde que assumiu o poder, Bolsonaro tenta deslegitimar o processo eleitoral com as urnas eletrônicas sem apresentar nenhuma prova do que menciona. Assim como Trump, que após revés nas eleições americanas, alegou fraude. Possibilidade prontamente descartada pelas autoridades norte-americanas após recontagem e validação dos votos pelo colégio eleitoral. Cabe destacar, neste ponto, que existe o voto impresso nos Estados Unidos.

Jair Bolsonaro insiste na tese de fraude em 2018 tendo vencido as eleições, o que dirá se perder em 2022? Incitará, como Trump, uma turba de extremistas contra o Congresso Nacional? Contra o Tribunal Superior Eleitoral? Contra o Supremo Tribunal Federal, alvo de bolsonaristas desde o início do mandato?

Checagem do portal Aos Fatos publicada no início do ano aponta que Bolsonaro deu 2.187 declarações falsas ou distorcidas em discursos, entrevistas, postagens nas redes e encontros com apoiadores, o que representa três declarações falsas ou distorcidas por dia.

Enquanto o presidente fomenta seus devaneios, o Brasil atinge, nesta sexta-feira (8), a dolorosa marca de 200 mil mortes e quase 8 milhões de casos confirmados sem a clareza de um plano nacional de vacinação que garanta vacina gratuita a toda a sociedade brasileira.

A Fenajufe e o Sisejufe, portanto, repudiam veementemente esse tipo de ataque à Justiça Eleitoral e condenam o obscurantismo propagado diariamente pelo mandatário da República provocando, continuamente, desordem e desinformação.

Com informações da Fenajufe

Últimas Notícias