Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Live – Coronavírus e população de rua: como eu posso ajudar?

A transmissão, pelo Youtube, será na terça-feira, às 17h

Live – Coronavírus e população de rua: como eu posso ajudar?, SISEJUFE

Às vésperas da Páscoa, o sindicato vai fazer uma live especial, em seu canal no Youtube, na terça-feira (7/4), às 17h. Coronavírus e população de rua: como eu posso ajudar? é o tema da conversa, que vai contar com a participação da diretora do Sisejufe Solidário Eunice Barbosa. “Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas nesta data festiva que simboliza a esperança e a renovação, mostrando que é possível fazer diferente, apoiando ou doando para as ONGs que estão trabalhando pelas pessoas em situação de rua”, conta a diretora.

O debatedor Eric Gallo, arquiteto integrante do coletivo Urbanistas contra o Corona, vai falar da Cartilha de orientações para população em situação de rua e iniciativas sociais na prevenção do Corona vírus, um projeto desenvolvido por profissionais e colaboradores voluntários, inclusive pessoas em situação de rua. Foram impressos cinco mil exemplares, com apoio do Sisejufe. “Na live, as pessoas irão saber mais sobre como podem ajudar, divulgando a cartilha e orientando a população em situação de rua”, explica Eunice. A cartilha foi elaborada em duas versões. Uma voltada à população em situação de rua e outra destinada aos voluntários que atendem a essa população.

Ana Paula Rios, coordenadora do Banho da Alegria e do negócio social Da Rua Para Você vai falar como todos podem fazer a sua parte e como são bem-vindos. Em parceria com o sindicato, ela está desenvolvendo uma pia que pode ser instalada facilmente para ser utilizada pela população de rua.

Também participa como debatedora a coordenadora da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Tânia Ramos. Em conjunto com a Pastoral, o Sisejufe lançou a campanha Fique em casa e apoie quem não tem casa.  As doações serão aceitas através de depósito bancário (veja o numero da conta no fim da matéria). Com o valor, serão adquiridos água, materiais de higiene pessoal, embalagens e alimentos, que serão entregues aos projetos apoiados pelas duas instituições.

A live deve ter ainda participações especiais, entre elas, Tainá de Paula, integrante da diretoria do Instituto dos Arquitetos do Rio de Janeiro, uma das entidades que promove a campanha Cidades Contra o Coronavírus!, para viabilizar a compra de alimentos, materiais de limpeza e kits de higiene pessoal para favelados, sem-teto e trabalhadores informais da cidade do Rio e da Baixada Fluminense.

Tiago Tigana, do coletivo Porto ComVida também vai dar o seu recado. A iniciativa divulga o endereço de locais que estão recebendo alimentos e as pessoas podem enviar uma refeição pelo aplicativo de delivery de qualquer lugar do país.

Sal na Terra é um grupo de amigos que arrecadam doações e levam alimentação, água, material de higiene e também afeto para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Com o comércio do Centro fechado, essas pessoas estão migrando para os bairros residenciais em busca de ajuda. “Nosso objetivo, neste momento, é cobrir a Grande Tijuca e nos próximos dias chegar até Vila Isabel, em parceria com outros grupos” explica Patrícia Klein, uma das voluntárias. O contato pode ser feito por emial ou telefone: patricia.klein@sisejufe.org.br ou 21 99376-9728.

Campanha Fique em casa e apoie quem não tem casa

Como você pode ajudar? As doações serão aceitas através de depósito bancário. Com o valor, serão adquiridos água, materiais de higiene pessoal, embalagens e alimentos in natura, que serão entregues aos projetos apoiados pelo sindicato e pela Pastoral. A campanha termina no dia 30 de abril, quando será informado o total arrecadado e sua destinação.

Anote os dados

Banco Bradesco

Agência 0814-1

Conta corrente 74186-8

CNPJ 34.267.971/0001-14

Favorecido: Caritas/Vicariato para Caridade Social

Últimas Notícias