A greve continua a se fortalecer em todo o país e já tem a participação de servidores do Distrito Federal e de sete estados, representados por nove sindicatos. São eles Sisejufe, Sindjus/DF, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC, Sintrajud/SP, Sindiquinze/SP, Sindijufe/MT, Sindjufe/BA e Sintrajurn/RN. Na próxima segunda-feira (25/08) será a vez do Sintrajufe/PI. Em vários estados, servidores aprovaram parar por 48 horas nos dias 25 e 26.
Um importante ato está marcado em frente ao Supremo Tribunal Federal, no dia 27 de agosto, quando o ministro Ricardo Lewandowski será novamente pressionado a negociar com o Executivo e assumir a defesa da autonomia constitucional do Judiciário e do projeto de reposição salarial dos servidores. Visando garantir o sucesso desse ato, a Fenajufe reforça o chamado para que servidores de todo o Brasil participem. No dia seguinte (28/08), o Comando Nacional de Greve terá reunião na sede da Fenajufe.
A categoria está se organizando para aumentar a pressão para garantir que as cúpulas do Judiciário Federal e do MPU garantam a dotação orçamentária para a implementação dos PLs 6613/09 e 6697/09, bancando também a defesa da aprovação desses projetos no Congresso Nacional.
Confira o quadro de mobilização até 22/08
* GTI = Em Greve por Tempo Indeterminado
Sisejufe
Em GTI a partir desta quarta-feira (20/08). Na quinta-feira (21/08), servidores do TRT-1 realizaram ato pela Redução da Jornada de Trabalho, em frente a sede do tribunal. Já no TRF-2, o funcionalismo participou ativamente da manifestação que começou às 11h. Com faixas, cartazes e adesivos de “Estamos em Greve”, os servidores explicavam à população os motivos do movimento. Em São Gonçalo, servidores da Justiça Federal participaram ativamente do primeiro dia de paralisação, com música ao vivo para aliviar a tensão. Em Niterói, também teve música durante o protesto. Na Justiça Federal Rio Branco, o movimento transcorreu com tranquilidade e no TRE na Presidente Wilson, a paralisação contou com boa adesão dos servidores lotados no prédio do Centro.
Sindjus/DF
Em GTI desde 06/08. Em processo de ampliação e consolidação da greve. Nesta quinta-feira (21/08), servidores do Judiciário e do Ministério Público em greve, depois de exigir respeito da ministra Miriam Belchior ao reajuste da categoria que está contido na proposta orçamentária encaminhada pelas instituições ao Executivo, em um movimento bastante barulhento em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), desceram em marcha até o Palácio do Planalto. Ainda na quinta, dirigentes do Sindjus/DF foram recebidos pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. Na sexta, houve atividade cultural no TJFT.
Sindiquinze/SP
Em GTI desde 14/08. A greve dos servidores da Justiça do Trabalho da 15ª Região ganha novas adesões a cada dia. Paralisados desde o dia 14 de agosto, a categoria reivindica a negociação imediata para a inclusão do PL 6613/2009 no Orçamento de 2015. Nesta sexta-feira (22/08), o Sindiquinze percorreu os setores do prédio Administrativo do TRT e conversou com os servidores sobre a importância da paralisação neste momento em que se encerra, no próximo dia 31, o prazo para o envio da proposta orçamentária. No Fórum de Campinas, os grevistas se concentram na frente do prédio num novo ato que contou com o apoio de populares que passaram pelo local. Além da sede, a greve vem se espalhando pelo interior com paralisação parcial em Piracicaba, Ribeirão Preto, Salto, São José do Rio Preto e Sorocaba, onde cerca de 50% do Fórum Trabalhista aderiu à paralisação por tempo indeterminado. A expectativa do Sindiquinze é que novas adesões ocorram na próxima semana. Na segunda-feira, os grevistas se concentração a partir das 10 horas em frente ao Fórum Trabalhista de Campinas e novos arrastões deverão ser realizados.
Sintrajufe/RS
Em GTI desde 14/08. A mobilização apresentou um grande resultado. Após ato público e reunião com Sintrajufe/RS, presidente do TRT4 envia ofícios a Dilma e Lewandowski solicitando esforço pela reposição para os servidores.
JT Porto Alegre
Telefonia TRT; Seção de Marcenaria; Seção de Instalações Elétricas; Seção de Edificações; Memorial; Arquivo Geral;
Transportes; Secretaria Tecnologia Informação; Protocolo VTs; Cadastramento de Bens; Central de Mandados VTs; Recepção gabinetes TRT; Portaria VTs; Segurança TRT; Segurança Vts; Zeladoria; Gabinete TRT (sala 706); Limpeza; Expedição TRT; Secretaria 10ª Turma; Varas trabalhistas: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 7ª (portaria), 8ª (portaria), 9ª, 10ª, 11ª, 12ª,14ª, 18ª, 22ª,24ª (portaria), 26ª, 27ª (portaria) e 30ª
JT interior
Cachoeira do Sul (portaria); Cachoeirinha; Canoas (portaria);
Caxias do Sul; Gramado; Ijuí (portaria); Osório; Novo Hamburgo;
Panambi (NOVO) (portaria); Pelotas (portaria); Rio Grande (portaria); Santana do Livramento; Santa Vitória do Palmar (portaria); São Borja (portaria); São Jerônimo; São Leopoldo
Sapucaia do Sul; Taquara (portaria); Taquari; Torres; Tramandaí; Vacaria
JF Porto Alegre
Varas federais: 1ª, 7ª, 11ª, 15ª, 16ª, 22ª, 23ª; Núcleo Apoio Administrativo; Núcleo Tecnologia Informação; Central de Mandados; DRH TRF
JF interior
Gravataí; Novo Hamburgo
JE Porto Alegre
TRE Duque
Sintrajusc/SC
Em GTI desde 14/08. Os servidores da Justiça Federal continuam firmes na greve. Coordenadores do Sintrajusc estiveram em Blumenau na terça-feira passada e, na reunião, os servidores decidiram parar na terça que vem, dia 26, com assembleia para avaliar os rumos do movimento. A Federal de Chapecó também está fazendo paralisação parcial diária, assim como o TRE na Capital.
Agenda para segunda-feira (25/08)
JF: Greve – videoconferência às 14 horas, para todo o Estado, sobre a luta por reajuste salarial
TRE: paralisação às 13 horas
TRT: debate às 16 horas, na rampa, com o assessor jurídico do Sintrajusc, Pedro Pita Machado
Sindijufe/MT
Em GTI desde 18/08. No dia 22/08, às 9h, houve assembleia geral extraordinária, no TRT da 23ª Região, que decidiu que o Sindijufe/MT terá quatro representantes no ato chamado pela Fenajufe para o dia 27, a partir das 15 horas, em frente ao STF. Um dos destaques da assembleia foi a expressiva participação dos servidores, muitos deles da própria Justiça do Trabalho, onde a Administração determinou, antecipadamente, o corte de ponto dos grevistas.
Sindjufe/BA
Em GTI desde 18/08. Na quinta-feira (21/08), foram realizadas passagens em sala no TRT do Comercio e de Nazaré, assembleia setorial no TRT de Nazaré, em que ficou acertado um indicativo de realização de ato público em frente ao edifício Ministro Carlos Coqueijo Costa no dia 26 de agosto, próximo Apagão Nacional do Judiciário, entre outras propostas. O objetivo do Ato é protestar contra a atitude tirana da presidência do TRT5, que mais uma vez adotou uma postura antissindical e reeditou o ato 172/04, que cortava sumariamente o ponto dos trabalhadores que aderissem à greve. Na passagem em sala pela manhã foi constatado aumento na adesão na greve do TRT da Capital, que soma hoje cinco varas, com indicação de mais duas de aderirem em breve.
Sintrajud/SP
Em GTI desde 20/08. No primeiro dia de paralisação no TRT-2 houve suspensão do expediente em vários balcões de atendimento e a adesão deve aumentar. Foram mais de 30 balcões fechados só no primeiro dia e houve boa participação de oficiais de justiça. A mobilização continua forte.
Na JF e no TRF-3, os servidores em greve decidiram realizar atividades diárias. Diariamente acontece um ato de uma hora (das 11h às 12h) para construir o movimento e fortalecer a greve.
Na Baixada Santista, o comando de greve tem realizado visitas diárias aos fóruns. A mobilização cresce a cada dia e deve aumentar.
Sintrajurn/RN
Em GTI a partir desta quinta-feira (21/08). Nesta sexta-feira (22/08), pela manhã, ocorreu uma mobilização em frente ao TRT. Para a próxima semana está agendada a seguinte programação, sempre a partir das 9 horas da manhã:
Dias 25 e 26 – TRE
Dia 27 – TRT
Dia 28 – TRE
Dia 29 – TRT
GTI a partir de 25/08
Sintrajufe/PI
Em assembleia geral realizada no dia 18/08, no pátio do TRE, os servidores aprovaram, por ampla maioria, o início da greve no Piauí para a próxima segunda-feira (25/08).
Em processo de mobilização
Sinjufego/GO
Em Goiás, a assembleia geral da Justiça Federal, ocorrida no dia 13/08, aprovou paralisação de 24 horas no dia 27/08 para garantir maior participação em Brasília no ato que acontecerá nesta data. Nas assembleias setoriais do TRE e TRT foi aprovada a participação nos atos públicos.
Sintrajufe/MA
Houve duas horas de paralisação no dia 14/08 e também no dia 20/08 na Justiça Federal. Está prevista uma paralisação de 2 horas na próxima quarta-feira (27/08), das 13h às 15h, na Justiça Federal. Continua o trabalho de mobilização e fortalecimento para encaminhar a greve.
Sindjuf/PB
A assembleia geral extraordinária realizada no dia 15/08 decidiu realizar paralisações dos servidores de todo o Judiciário Federal nas próximas segunda (25/08) e terça-feira (26/08) e recomendar aos servidores dos cartórios eleitorais que adiem o envio do resultado da votação do segundo simulado, a ocorrer nesta quinta-feira (21/08), para esta sexta-feira (22/08).
Sitraemg/MG
Durante ato público e assembleia realizados no dia 20/08, em frente ao prédio do TRE-MG, cerca de 200 servidores decidem pela paralisação de 24 horas dia 26/08. Na mesma data, haverá ato público em Belo Horizonte, a partir das 12h, com assembleia geral extraordinária às 13h, em frente ao prédio do TRE-MG (Avenida Prudente de Morais, 100, Cidade Jardim) para avaliar os rumos da mobilização e formar o Comando Estadual de Greve.O Sitraemg enviará uma caravana de servidores para o Ato Nacional no STF, que será no dia 27.
Sinsjustra/RO-AC
O Sinsjustra RO/AC continua em estado de greve, com paralisação de 48 horas, agendada para os dias 25 e 26/08. Os servidores da Justiça do Trabalho da 14ª Região vão parar suas atividades em todas as unidades de Rondônia e Acre, nesses dias. Dirigentes sindicais do Sinsjustra RO-AC, Sinsejuf, Sindjero e Fenajufe (Raimundo Torres, João Beleza, Alisson, Claudio, Celso e Antonio Batista), se reuniram nesta quinta-feira (21/08), no prédio da Justiça Eleitoral em Rondônia, para delinearem sobre plano estratégico de mobilização reivindicatório, que visa a unidade da categoria na luta pela aprovação do PL 6613/09 e garante a reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal. Os sindicatos vêm realizando reuniões com parlamentares de Rondônia, objetivando firmar apoio ao PL 6613/09. Nesta sexta-feira (22/08), o encontro foi com o senador Odacir Soares (PP).
Sitraam/AM
O processo de mobilização dos servidores do Judiciário Federal no Amazonas será retomado nesta semana – de 12 a 16 de agosto – com visitas nos setores e distribuição de carta aberta aos servidores e jurisdicionado sobre o andamento das negociações do reajuste emergencial e chamada para assembleia geral de greve. Estava marcada reunião entre as diretorias do Sitraam e do Sinjeam para o dia (14/08), com a finalidade de realizar o dia de paralisação no estado, envolvendo os ramos do judiciário federal no Amazonas, mas não informações sobre a realização do encontro.
Sintrajuf/PE
Não há informações, na página do sindicato, sobre as assembleias setoriais previstas para ocorrer até o dia 13/08.
Sinpojufes/ES
Em assembleia realizada no dia 15/08, com grande adesão dos servidores do TRT, a categoria decidiu por fazer duas horas diárias de paralisação e greve total nos dias 28 e 29 de agosto.
Sindjus/AL
O Sindjus/AL continua com o trabalho de conscientização junto aos servidores do Judiciário Federal e do MPU de Alagoas nos locais de trabalho. A entidade sindical irá distribuir material específico de mobilização sobre a luta nacional que cobra as autonomias do Judiciário e do MPU e a garantia da dotação orçamentária dos PLs 6613/09 e 6697/09 para reposição das perdas salariais da categoria. A coordenação do sindicato estará se reunindo para definir as novas ações de mobilização.
Sindjufe/MS
Assembleia geral realizada no dia 30/7 definiu que não há condições de deliberar greve no momento, devendo aguardar movimentações nacionais. Haverá assembleia específica para tratar da modificação da forma e percentual de contribuição sindical dos filiados.
Sindjuf/PA/AP
Será realizará, no dia 25/08 (segunda feira), um Ato Unificado, no hall de entrada do TRE- PA, a partir das 9h. Pauta: contra a PEC 59/13 e as carreiras exclusivas nos tribunais superiores e a favor da aprovação da PEC 555/06 e dos PLs 6613/09 e 7027/13.
Sindjufe/MS
No dia 25/08, às 18h45min, haverá assembleia geral extraordinária, na sede do Sindjufe ( Rua João Tessitori, 252 – Campo Grande), para deliberação sobre o posicionamento do Sindjufe/MS em relação à conjuntura nacional de greve.
Fonte: Imprensa Fenajufe