Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Encontro Estadual dos servidores da Justiça Federal encerra ciclo de debates com servidores de cada ramo Federal do Rio de Janeiro

Sisejufe prepara um grande encontro de todo o PJU no RJ para um debate mais amplo com a categoria.

O Sisejufe realizou, nos dias 15 e 16 de setembro, o Encontro Estadual dos servidores da Justiça Federal no Rio de Janeiro. O evento virtual constitui uma sequência de encontros do sindicato, iniciada no mês de maio com os servidores da Justiça do Trabalho, e promovidos em julho com a Justiça Eleitoral e agosto com a Militar.

Na abertura, a presidenta Eunice Barbosa chamou a atenção para a necessidade de todos se unirem na luta por melhores condições de trabalho para os servidores do Judiciário Federal, “enfrentando os desafios desse nosso tempo, com a força e o aprendizado que nós acumulamos”.

Para Eunice, é muito importante a realização dos encontros estaduais do Sisejufe, diante dos inúmeros ataques sofridos por toda a categoria. “A Reforma Administrativa é a mais recente que está em discussão na Câmara dos Deputados e precisamos intensificar a luta na defesa do servidor e do serviço público”, completou.

Fernanda Lauria, secretária-geral do sindicato, ressaltou que a PEC 32 promove “a verdadeira destruição do serviço público e de tudo o que é minimamente oferecido hoje para a população”. De acordo com ela, essa é uma luta que precisa ser travada por todos os servidores e servidoras. “Essa é uma luta para que a sociedade continue tendo esses serviços ofertados. A grande maioria da população precisa desses serviços”.

Ainda no primeiro dia de encontro, os participantes foram divididos em dois grupos de discussão sobre o tema trabalho remoto e violência laboral, para a troca de experiências, orientações e soluções quanto ao tema.

Na sequência, a professora da Faculdade de Ciências Sociais/CCH da UNIRIO Terezinha Martins, participou da discussão com a apresentação de propostas para o relato dos problemas vivenciados por cada grupo. A convidada mostrou os desafios do trabalho remoto neste momento de incertezas e fez um alerta para questões que envolvem assédio laboral e o direito à desconexão.

Desafios do retorno presencial – O segundo dia de Encontro Estadual com os servidores da Justiça Federal teve a presença da pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. A especialista abordou os desafios do retorno presencial, com a apresentação de uma retrospectiva sobre a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020.

Entre os pontos destacados na palestra, a médica ressaltou a importância da manutenção do uso da máscara, mesmo para aqueles que já foram vacinados com as duas doses; e avaliou a importância de os locais de trabalho exigirem o passaporte de vacinação e a instituição de obrigatoriedade de imunização no âmbito dos tribunais, com comprovação à Administração. A participação completa da pesquisadora pode ser assistida neste link.

O painel sobre os desafios do retorno presencial contou com a presença do diretor do Foro da SJRJ, juiz federal Osair Victor, que informou levaria todas as informações repassadas pela pneumologista à Administração.

No encerramento da atividade, em 16 de setembro, os participantes definiram os encaminhamentos a serem seguidos pelo Sisejufe, entre eles, a atuação do sindicato para requerer que todas as pessoas que trabalham em casa de forma permanente ou por causa da pandemia tenham garantidos pela Administração os equipamentos necessários ao trabalho e a solicitação ao TRF2 de divulgação do documento com as recomendações da Fiocruz a respeito de eventual retorno dos servidores ao trabalho; e aprovaram a redação da Carta Aberta do Encontro Estadual. Veja AQUI todas os encaminhamentos e a Carta Aberta do Encontro dos servidores da JFRJ.

A partir da realização dos encontros estaduais com cada ramo da Justiça, o Sisejufe prepara um grande encontro, para novembro, com todos os servidores do Poder Judiciário da União no Rio de Janeiro, em uma reunião geral para a troca de informações e debates sobre os temas debatidos em cada um dos encontros.

Por Caroline P. Colombo, a serviço do Sisejufe

Últimas Notícias