Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Encontro Estadual dos servidores da Justiça Federal encerra ciclo de debates com servidores de cada ramo Federal do Rio de Janeiro

Encontro Estadual dos servidores da Justiça Federal encerra ciclo de debates com servidores de cada ramo Federal do Rio de Janeiro, SISEJUFE

Sisejufe prepara um grande encontro de todo o PJU no RJ para um debate mais amplo com a categoria.

O Sisejufe realizou, nos dias 15 e 16 de setembro, o Encontro Estadual dos servidores da Justiça Federal no Rio de Janeiro. O evento virtual constitui uma sequência de encontros do sindicato, iniciada no mês de maio com os servidores da Justiça do Trabalho, e promovidos em julho com a Justiça Eleitoral e agosto com a Militar.

Na abertura, a presidenta Eunice Barbosa chamou a atenção para a necessidade de todos se unirem na luta por melhores condições de trabalho para os servidores do Judiciário Federal, “enfrentando os desafios desse nosso tempo, com a força e o aprendizado que nós acumulamos”.

Para Eunice, é muito importante a realização dos encontros estaduais do Sisejufe, diante dos inúmeros ataques sofridos por toda a categoria. “A Reforma Administrativa é a mais recente que está em discussão na Câmara dos Deputados e precisamos intensificar a luta na defesa do servidor e do serviço público”, completou.

Fernanda Lauria, secretária-geral do sindicato, ressaltou que a PEC 32 promove “a verdadeira destruição do serviço público e de tudo o que é minimamente oferecido hoje para a população”. De acordo com ela, essa é uma luta que precisa ser travada por todos os servidores e servidoras. “Essa é uma luta para que a sociedade continue tendo esses serviços ofertados. A grande maioria da população precisa desses serviços”.

Ainda no primeiro dia de encontro, os participantes foram divididos em dois grupos de discussão sobre o tema trabalho remoto e violência laboral, para a troca de experiências, orientações e soluções quanto ao tema.

Na sequência, a professora da Faculdade de Ciências Sociais/CCH da UNIRIO Terezinha Martins, participou da discussão com a apresentação de propostas para o relato dos problemas vivenciados por cada grupo. A convidada mostrou os desafios do trabalho remoto neste momento de incertezas e fez um alerta para questões que envolvem assédio laboral e o direito à desconexão.

Desafios do retorno presencial – O segundo dia de Encontro Estadual com os servidores da Justiça Federal teve a presença da pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. A especialista abordou os desafios do retorno presencial, com a apresentação de uma retrospectiva sobre a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020.

Entre os pontos destacados na palestra, a médica ressaltou a importância da manutenção do uso da máscara, mesmo para aqueles que já foram vacinados com as duas doses; e avaliou a importância de os locais de trabalho exigirem o passaporte de vacinação e a instituição de obrigatoriedade de imunização no âmbito dos tribunais, com comprovação à Administração. A participação completa da pesquisadora pode ser assistida neste link.

O painel sobre os desafios do retorno presencial contou com a presença do diretor do Foro da SJRJ, juiz federal Osair Victor, que informou levaria todas as informações repassadas pela pneumologista à Administração.

No encerramento da atividade, em 16 de setembro, os participantes definiram os encaminhamentos a serem seguidos pelo Sisejufe, entre eles, a atuação do sindicato para requerer que todas as pessoas que trabalham em casa de forma permanente ou por causa da pandemia tenham garantidos pela Administração os equipamentos necessários ao trabalho e a solicitação ao TRF2 de divulgação do documento com as recomendações da Fiocruz a respeito de eventual retorno dos servidores ao trabalho; e aprovaram a redação da Carta Aberta do Encontro Estadual. Veja AQUI todas os encaminhamentos e a Carta Aberta do Encontro dos servidores da JFRJ.

A partir da realização dos encontros estaduais com cada ramo da Justiça, o Sisejufe prepara um grande encontro, para novembro, com todos os servidores do Poder Judiciário da União no Rio de Janeiro, em uma reunião geral para a troca de informações e debates sobre os temas debatidos em cada um dos encontros.

Por Caroline P. Colombo, a serviço do Sisejufe

Últimas Notícias