Nesta quinta-feira (27/02), o Batuque na Justiça, bloco formado por servidores sindicalizados do Sisejufe, se apresentará no Centro do Rio, junto com a bateria Fina Batucada.
Você é nosso convidado para essa folia. E mais: o Sisejufe dará blusa do bloco e caneca temática do sindicato aos 15 primeiros servidores que chegarem ao local.
Leve seu crachá funcional (ou qualquer outra identificação que confirme que você é servidor do Judiciário Federal) e mostre ao funcionário do sindicato responsável pela entrega das camisas, que estará lá no local.
Depois, é só cair na folia com a gente!
Para já chegar com o sambinha do bloco na cabeça, leia a letra da música:
Marchinha: “O Batuque na Justiça” (no ritmo de “Ô Abre Alas”)
Ô abre alas, que o Batuque vai passar!
Ô abre alas, pra Justiça celebrar!
Com consciência, samba e união,
Folia é luta, é resistência, é tradição!
Refrão:
Justiça social é o nosso ideal,
Na rua, no batuque, é carnaval!
Direitos do povo, vamos defender,
No Batuque, a força vem de você!
Sisejufe na rua, vem pra cantar,
Com alegria, a voz do povo vai ecoar!
Com Mestre Riko e o nosso som,
O Batuque na Justiça é união!
Refrão:
Justiça social é o nosso ideal,
Na rua, no batuque, é carnaval!
Direitos do povo, vamos defender,
No Batuque, a força vem de você!
De confete e serpentina, vamos celebrar,
Que a luta do povo nunca vai parar!
Com o samba no peito e no coração,
O Batuque é do povo, é transformação!
Nosso “Batuque na Justiça” agora é bloco oficial da cidade do Rio de Janeiro
Pela primeira vez, entramos na lista oficial de blocos autorizados pela Prefeitura do Rio. Isso mesmo: no carnaval 2025, “existimos” como bloco devidamente registrado e autorizado.
O “Batuque na Justiça” é um bloco formado por servidoras e servidores sindicalizados do Sisejufe. Ao longo do ano, o grupo faz aulas regulares de percussão com Mestre Riko, que comanda a Fina Batucada, bateria que acompanha nosso bloco nas aulas do curso, nos ensaios e apresentações ao longo do carnaval.
De maneira informal, o bloco já se apresentou no ano passado, nos mesmos moldes: parado, na Praça Floriano, no coração da Cinelândia, na tarde da quinta-feira de pré-carnaval, bem em frente ao prédio da Justiça Federal da Av. Rio Branco e do Centro Cultural Justiça Federal.
Esse ano, a mesma coisa, mas com o status de bloco oficial.
A conquista é fruto do empenho do Sisejufe que, mesmo sendo um bloco de pequeno porte, sem grandes impactos para a cidade, fez questão de se regularizar.
“Nosso sindicato é de luta, claro, mas como sempre diz, belissimamente, o historiador Luiz Antônio Simas, ‘a luta e a festa são irmãs’. Nesse sentido, o Sisejufe, como sindicato cidadão que é, sabe a importância que é termos a luta política, mas também o olhar para o social, para a cultura, para a saúde e para tudo o que contribui para termos servidores, cidadãos, enfim, mais inteiros, plenos, aguerridos, entusiasmados para a vida, para a luta e por que não, como nos ensina Simas, também para as festas, quando é tempo de festa”, afirma Lucena Pacheco Martins, presidente do Sisejufe e coordenadora-geral da Fenajufe.
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!