Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Dia Internacional da Mulher: Sisejufe esteve presente na cerimônia que aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula

No evento, promovido pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, Lula anunciou um pacote de ações em prol das mulheres brasileiras

Dia Internacional da Mulher: Sisejufe esteve presente na cerimônia que aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, SISEJUFE

Na quarta-feira, pela manhã, 08 de março, a coordenadora-geral da Fenajufe e diretora do Sisejufe, Lucena Pacheco, participou, de uma cerimônia no Palácio do Planalto em celebração ao Dia Internacional de Lutas das Mulheres. Lucena estava acompanhada de outras dirigentes da Federação, como Sandra Dias e Márcia Pissurno.

No evento, promovido pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o presidente Lula da Silva anunciou um pacote de 25 ações em prol das mulheres brasileiras. Dentre elas, a criação do Dia Nacional Marielle Franco e a construção de Casas da Mulher Brasileira e oficinas de fabricação de absorventes em presídios femininos.

Também estão no pacote as seguintes medidas:

– Produtos em condições especiais no Banco do Brasil, como linha de crédito com taxa menor para agricultoras familiares ou empreendedoras.

– Programa Empreendedoras Tec para empresas e projetos tecnológicos liderados por mulheres.

– Dia Nacional Marielle Franco contra violência política.

– Colocar como critério de desempate em licitações do governo federal a equidade de trabalhadores homens e mulheres.

– Encontro Nacional das Mulheres das Águas e lançamento do prêmio Mulheres das Águas.

– Lançamento do Programa Dignidade Menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade.

– Edital de R$ 4 milhões para projetos municipais com foco na prevenção à violência e à criminalidade, com foco em mulheres.

– Edital de 1,5 milhão para financiar projetos para fomentar ações de geração de trabalho, renda e participação social para mulheres em situação de vulnerabilidade.

– Doação de 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha.

– Reforço das estruturas das delegacias de atendimento à mulher.

– Construção de Casas da Mulher Brasileira em capitais e no interior do país.

– Desenvolvimento de encontros, eventos debates e balanços no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública com foco em gênero.

 

Em todo o país, a data foi marcada por ações celebrando o dia de luta e também de força das mulheres.

No Rio de Janeiro, servidoras do Judiciário Federal do RJ se uniram a outras mulheres por democracia e contra a violência. Elas se concentraram em frente à Candelária e de lá seguiram em ato pacífico até a Cinelândia, lutando e exigindo educação, saúde e emprego.

 

Texto: Sisejufe com informações do Governo Federal

Últimas Notícias