A pandemia está trazendo muito sofrimento a todos, mas também vem revelando o valor de algumas instituições. No dia 20 de junho é comemorado o “Dia do Advogado Trabalhista” e temos uma ótima oportunidade de falar sobre o trabalho destes profissionais e da própria Justiça do Trabalho.
A Justiça do Trabalho tem mostrado sua relevância e o seu valor durante a pandemia. Seu funcionamento foi continuo, mesmo durante os períodos de suspensão dos prazos, com a expedição de alvarás, celebração de acordos e realização de diversos atos nos processos eletrônicos.
Todo este trabalho remoto seria impossível sem a atuação dos advogados trabalhistas, que enfrentaram dificuldades pessoais e tecnológicas para cumprir o ofício público da advocacia.
Importante destacar que a advocacia trabalhista não atua apenas na busca da reparação de direitos sonegados aos trabalhadores, mas também na orientação das empresas para o cumprimento da lei e na defesa judicial de seus interesses.
A massa salarial em 2019 ultrapassou 216 bilhões de reais e é fundamental para impulsionar qualquer economia. Ela não engloba apenas os salários, mas também outros direitos trabalhistas como FGTS, férias, 13º salário e verbas rescisórias.
O papel da Justiça do Trabalho é garantir o giro desta massa salarial com o cumprimento da legislação trabalhista.
Os advogados trabalhistas, juízes e funcionários da Justiça do Trabalho fizeram a diferença mesmo durante a pandemia para centenas de milhares de jurisdicionados, auxiliando o cumprimento da imprescindível função social deste ramo do Judiciário.
Fonte: O DIA – Sérgio Batalha é advogado trabalhista e previdenciário