Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

DAP – Aposentados e pensionistas visitam o Chile

Roteiro percorreu principais destinos turísticos de 29 de agosto a 5 de setembro

Quando, no último dia 30 de agosto, a Banda da Guarda Nacional do Chile tocou “Aquarela do Brasil”, uma multidão de brasileiros que foi assistir à troca de guarda do Palácio La Moneda, em Santiago, aplaudiu efusivamente e entoou emocionada a melodia. Nenhuma surpresa para os chilenos, acostumados à presença maciça de turistas brasileiros no país. A novidade foi um grupo muito animado de aposentados das justiças federais do Rio de Janeiro, que marcou presença cantando e dançando na Plaza Constitución. O sentimento patriótico tomou conta do grupo, apesar dos comentários unânimes de que país o Brasil vive um momento muito confuso.

O grupo participa do Departamento de Aposentados e Pensionistas do Sisejufe (DAP), que organizou o roteiro ao Chile – transcorrido entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro. A viagem foi custeada pelos próprios sindicalizados. No final, o que predominou foi uma grande sintonia, que não deixou dúvidas quanto à possibilidade de novas viagens no futuro. “Quem gostou tem motivos para querer mais”, afirmou satisfeita a coordenadora do DAP, Neli da Costa Rosa. O grupo foi conduzido pela representante da JPM Viagens, Glauce Figueiredo, e um guia chileno, durante seis dias de passeios, iniciados pela troca de guarda, que ocorre em dias alternados.

O evento fez parte do City Tour na região antiga da capital chilena, com paradas constantes para registros fotográficos. No segundo dia, o passeio compreendeu dois destinos turísticos do Chile: a cidade portuária Valparaíso e Vina Del Mar, com seu famoso relógio de flores. O dia seguinte levou a turma ao Museo Pablo Neruda, em Isla Negra, que reúne mais de 3 mil objetos de decoração, revelando o lado colecionador do poeta. Foi ali, com o mar ao fundo fazendo música contra as pedras, que Neruda passou seus últimos anos de vida, lutando contra o câncer. Na casa,escreveu vários livros e é também na propriedade que repousam seus restos mortais, ao lado dos da esposa, Matilde Urrutia.

Houve pouca neve no Vale Nevado neste inverno. Isso, porém, não impediu a alegria do grupo, a cerca de 3 mil metros de altitude, no meio da Cordilheira dos Andes. Alguns percorreram o centro de esqui de teleférico. O almoço, nesse quarto dia de passeio, foi numa pousada em Farellones, estação mais baixa, a mais ou menos 2,5 mil metros de altitude.

No quinto dia, o grupo do Sisejufe participou de degustações de vinhos e queijos na Concha Y Toro, maior vinícola do país e a quinta maior do mundo. Na noite do mesmo dia, o grupo foi brindado com um jantar no restaurante Bali Hai, onde assistiram a números de danças polinésias e chilenas, como a tradicional cueca. E a despedida dos pontos turísticos ficou por conta da visita ao Cerro San Cristóbal , no Parque Metropolitano de Santiago. Do alto do cerro se tem uma vista geral da capital, e é nele que se encontra o Santuário da Imaculada Conceição, marcado por uma imagem da santa de 22 metros de altura, abençoando os visitantes.

Texto da jornalista, servidora aposentada, Célia Barros

Últimas Notícias