Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Cresce em todo país mobilização para greve dos servidores públicos no 18 de março

Atendendo ao chamado da Fenajufe, vários sindicatos de base já aprovaram paralisação em assembleia, entre eles o Sisejufe

O Dia Nacional de Greve do Serviço Público no dia 18 de março ganha, a cada dia, mais adesões de várias categorias do funcionalismo, além do apoio dos parlamentares e movimentos sociais. O dia será de mobilização em defesa dos servidores e contra o desmonte do Estado brasileiro promovido pela política neoliberal de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes.

Atendendo ao chamado da Fenajufe, vários sindicatos de base já aprovaram paralisação em Assembleia Geral Extraordinária (AGE): Sisejufe, Sintrajud-SP, Sindjufe-Ba, Sindjus-AL, Sindjuf-SE, Sitraemg-MG, Sinjufego-GO, Sintrajusc-SC e Sintrajufe-RS; outros realizarão assembleias nos próximos dias.

O dia 18 de março será oportunidade, também, de promover diálogo com a sociedade que será diretamente atingida.  A PEC 186/219 (Emergencial) que compõe o Plano Mais Brasil – Pecs 186, 187 e 188/19 – prevê redução de até 25% na jornada e salário dos servidores; a reforma administrativa, que deve ser encaminhada ao Congresso nesta semana, propõe o fim da estabilidade, promoções e progressões automáticas, aumento do estágio probatório, diminuição dos concursos, terceirização e outras perversidades.

Bolsonaro e Guedes subiram o tom nos últimos dias reforçando o total desprezo do governo pelo serviço público. O ministro Guedes – banqueiro investigado por fraudes em fundos de pensão de estatais – passou todos os limites ao comparar servidores a parasitas. O objetivo do governo é promover o enxugamento do estado para implementar a agenda de privatizações tão desejada desde a campanha eleitoral.

Outras categorias

Várias categorias confirmaram adesão à greve do 18 de março, entre elas professores e servidores da Educação, trabalhadores da Saúde federal, funcionários dos Correios, além das entidades que compõem o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate).

Greve dos petroleiros

Aproximadamente 21 mil trabalhadores da Petrobras estão em greve em todo o país desde o dia 1º de fevereiro contra as demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR) e o descumprimento de cláusulas do acordo coletivo de trabalho (ACT). De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), nesta segunda-feira (17), a paralisação já atinge 121 unidades, entre plataformas (58), campos terrestres (8) e refinarias (14).

Nova greve dos caminhoneiros

Segundo o presidente Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Walace Landim, uma nova greve dos caminhoneiros está marcada para a próxima quarta-feira (19/2).  

Na manhã desta segunda (17/2), a Associação Nacional dos Transportadores Autônomos do Brasil (ANTB) declarou total apoio à greve dos petroleiros. Em seguida, caminhoneiros autônomos da Baixada Santista, em São Paulo, anunciaram paralisação no Porto de Santos.

Fonte: Raphael de Araújo, da Fenajufe –  Arte: Annelise Oliveira

Últimas Notícias