Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Coral do Sisejufe: 10 anos de música, histórias, superação e muitas alegrias

Agora em maio, nosso Coral completou 10 anos. Um marco e uma alegria celebrar essa data.

Música é prazer, saúde, vida pulsante. Cantar num coral é, também, terapêutico. Faz bem para o corpo e para a alma. Ajuda a gente a socializar. Desperta emoções.

Ao longo desses 10 anos, muitas histórias vividas e compartilhadas. E, em um dos momentos mais terríveis da vida de todos nós – a pandemia da Covid 19 -, o Coral também se fez presente e ajudou seus integrantes a passarem pela dificuldade com um pouco de leveza e esperança.

Isso mesmo. Nem na pandemia o Coral do Sisejufe parou.

Foi amigo presente e certeiro. De forma online, claro, mas continuou firme na vida de seus componentes.

O maestro Eduardo Feijó, regente do Coral desde o seu início, lembra com emoção dessa época:

“A música é uma grande aliada da nossa saúde física e mental, traz alegria, bem-estar de um modo geral, ajuda na produção dos chamados hormônios do bem, como endorfina, serotonina, dopamina. É tudo de bom. Foi pensando na qualidade de vida dos sindicalizados que lá atrás, há 10 anos, fui então convidado para esse projeto tão lindo e necessário que é o Coral do Sisejufe. E, na pandemia, o Coral foi ainda mais importante na vida de cada um dos seus integrantes. Foi uma forma de estarmos juntos, reunir forças, compartilhar dores, medos, incertezas e de nos fortalecermos, também. Tivemos uma fase de adaptação para o mundo online, mas superamos e seguimos em frente. Nesses 10 anos, temos muitas histórias bonitas pra contar! Histórias de vida, de amizades, de superação e de alegrias. Viva a música e todos os benefícios que ela traz para nossa saúde física e mental. Viva o Coral do Sisejufe”, afirma o maestro.

Para Helena Cruz, coordenadora do Departamento de Cultura do Sisejufe, o sindicato está de parabéns por dar vida e apoiar um projeto que tanto agrega as pessoas e ajuda a cuidar da saúde mental de todos os envolvidos: “É como o nosso maestro sempre fala: cantar é vida, é alegria, é terapêutico. Que venham mais 10 anos de muita música, cantoria e alegria.”

A dirigente também recorda desse momento de transição que o Coral teve que fazer durante a pandemia para continuar presente na vida dos sindicalizados e afirma o quanto isso foi importante: “No início, foi mais complicado pra todo mundo, né? Reunir um coral para aulas online? Que estranho parecia, mas foi indo, foi acontecendo e como foi importante para todo mundo, naquele momento de isolamento social, como foi importante manter as aulas do nosso coral. Foi um respiro de vida e de esperança em meio ao caos. Rolou tão bem que teve, inclusive, apresentação online do nosso Coral. E que lindeza que foi”, recorda Helena.

Feijó, o maestro, lembra das duas apresentações online feitas durante a pandemia:

“Coral é uma atividade por excelência presencial. Então, tivemos que nos adaptar à realidade do momento e criar possibilidades para que o projeto pudesse continuar e manter o grupo coeso. Tinha toda a dificuldade do atraso do som de um e de outro, a frieza do mundo online, mas por outro lado, estávamos ali, unidos, resistindo e tendo esperança de dias melhores, conectados através da música. Foi doloroso e bonito. Conseguimos. Enfim, fomos inventando recursos para sobreviver aos dois anos de pandemia. Deu tão certo que, durante esses dois anos de pandemia, fizemos duas gravações, dois clipes muito bonitos que estão, inclusive, eternizados aí no YouTube pra quem quiser ver ou rever. Uma foi da música “Tocando em Frente”, do Almir Sater e do Renato Teixeira, e a outra foi da música “A Cura”, do Lulu Santos.

 

Veja aqui os dois clipes citados pelo maestro:

Tocando em frente

A Cura

 

Passada a pandemia, o Coral voltou aos ensaios presenciais. Chegaram novos integrantes, alguns outros saíram e assim a vida se renova e nosso coral, também.

Parabéns, Coral do Sisejufe. Parabéns por seus 10 anos e obrigado. Vamos juntos por muitos e muitos anos!

Ensaios

Os ensaios do Coral do Sisejufe ocorrem no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), na Sala de Multimídia, sempre às segundas-feiras, a partir das 19h15. A atividade é gratuita.

E você, servidor(a) sindicalizado(a), já faz parte do nosso Coral? Vai lá conhecer, cantar e se encantar. Esperamos por você!

10 anos de músicas e histórias

O Sisejufe tomou a iniciativa de formar um coral em maio de 2014. Destinado ao lazer, confraternização e melhoria da qualidade de vida dos participantes, a iniciativa do sindicato foi ganhando prestígio no circuito carioca de corais.

Regido pelo maestro Eduardo Feijó, formado em música na UniRio e em regência na Proarte, o Coral já participou de inúmeros eventos dentro e fora do Rio de Janeiro.

O Coral do Sisejufe é composto por servidores do Judiciário Federal e convidados. O grupo ensaia uma vez por semana, no CCJF , músicas do cancioneiro nacional e internacional.

 

Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no InstagramFacebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias