Nesta segunda-feira, 30/09, o coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão do Sisejufe e servidor da Justiça Federal, Ricardo Soares, participou de uma reportagem no RJTV/Globo que falava sobre a implementação de um cartão unificado, benefício que as pessoas com deficiência ou em tratamento médico, que têm direito a usar gratuitamente os transportes públicos estaduais, finalmente terão a partir desta terça-feira, 01/10.
Conforme a reportagem explicou, a partir desta terça-feira, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) começa o processo de unificação dos cartões do Vale Social, benefício concedido pelo Governo do Estado a pessoas com deficiência para embarque em transportes intermunicipais (ônibus, trens, metrô e barcas).
A medida vale para beneficiários que utilizam o MetrôRio e a Supervia.
Os usuários terão que substituir os atuais cartões pelo novo cartão unificado, produzido pela Riocard. Para os que já têm o cartão da Riocard, utilizando o benefício do Vale Social nos ônibus intermunicipais e nas barcas, a atualização será automática.
O objetivo é dar mais praticidade aos passageiros, que agora terão apenas um único cartão para acessar os modais.
Segundo a Secretaria de Transporte, o processo de unificação seguirá um cronograma conforme o mês de aniversário de cada passageiro. Nesta primeira etapa, beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro terão até o dia 11 de outubro para unificar os cartões.
A troca vai ocorrer exclusivamente na sede de atendimento do Vale Social no subsolo da Central do Brasil. O atendimento será das 9h às 15h. O beneficiário deve apresentar o documento original com foto e o(s) cartão(ões) que serão substituídos.
Veja o cronograma:
Nascidos em janeiro e fevereiro: 01/10 a 11/10
Nascidos em março e abril: 14/10 a 25/10
Nascidos em maio e junho: 28/10 a 08/11
Nascidos em julho, agosto e setembro: 11/11 a 29/11
Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 09/12 a 20/12
DAI sempre na luta em defesa das pessoas com deficiência:
O diretor Ricardo Soares, coordenador do DAI, comemorou a conquista e ressaltou a luta do DAI em todas as instâncias, sempre: “
A pessoa com deficiência deveria ter a sua vida facilitada e não dificultada, não é verdade. É sempre uma luta para conseguirmos e/ou garantirmos nossos direitos. Por isso, nós do DAI estamos sempre atentos e atuantes na defesa das pessoas com deficiência. Desde 2018, havia diploma legal prevendo a unificação dos passes intermunicipais mas até agora o poder executivo estadual nada tinha feito nesse sentido. Era simplesmente um absurdo o Metrô Rio exigir o seu próprio cartão de gratuidade, assim como a Supervia, impondo dificuldades ainda maiores no ir e vir das pessoas com deficiência. Por isso, hoje, com o cartão unificado que passa a valer, celebramos essa conquista de todos nós, pessoas com deficiência”.
Em julho, o Sisejufe repercutiu a matéria que Ricardo também participou, no RJTV, justamente cobrando essa medida que agora se concretizou. Para rever a matéria exibida dia 12/07, clique AQUI.
(Texto: Sisejufe, com informações do RJTV e da Rádio Tupi)
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!