A Federação encaminhou ofício aos sindicatos de base na quinta-feira (25/4) com orientação para retomada de ações de mobilização nos estados em defesa das pautas das servidoras e servidores do PJU.
O encaminhamento é parte das resoluções aprovadas na reunião do Conselho Deliberativo das Entidades (CDE), ocorrida no mês de março. No expediente, a Federação ressalta que “é preciso haver a uniformização da pauta emergencial de reivindicações que unifique toda a categoria”.
Pensando em uma campanha forte e unificada, a Fenajufe disponibiliza links com proposta de material para confecção e /ou distribuição nas bases. Para utilização dos modelos, basta acessar: http://www.fenajufe.org.br/campanhas
Entre os pontos de pautas, destacam-se o anteprojeto de reestruturação das carreiras do PJU, a antecipação da 3ª parcela de recomposição salarial, retroatividade das parcelas dos quintos que foram absorvidas pela primeira parcela do reajuste e a isonomia na divisão do orçamento do judiciário com a magistratura.
As atividades de mobilização deverão ser realizadas nos estados, tendo em vista a proximidade da XIV Plenária Nacional e as despesas que os sindicatos e a Fenajufe estão tendo para viabilizar a participação das delegações.
Com esse entendimento, cada sindicato poderá organizar as ações da forma que melhor lhe convier, de acordo com a sua realidade (panfletagem com visita aos locais de trabalho, assembleias ou reuniões setoriais, encontros/seminários, atos públicos, colocação de faixas nos tribunais, pedidos de apoios dos tribunais e associações).
A Fenajufe orienta o seguinte calendário:
29/04 a 03/05 – Semana Nacional de Agitação-Comunicação-Informação sobre o anteprojeto de Reestruturação de Carreira;
06 a 10/05 – Semana Nacional de Mobilização;
09/05 – Dia Nacional de Lutas pela reestruturação das carreiras, antecipação das parcelas de 2025, retroativo dos quintos, nomeações, isonomia no tratamento do auxílio-saúde, entre outras.