Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

CCJF exibirá o documentário “Auto de Resistência”, na tarde de 6ª feira, 17/11

Após sessão especial, haverá debate sobre racismo estrutural

Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira, 17/11, às 17:30h, o Centro Cultural Justiça Federal exibirá o documentário “Auto de Resistência” (de 2018).

Com direção de Natasha Neri, o doc aborda temas como violência policial, luta por direitos humanos e investiga o fenômeno dos “autos de resistência”, termo utilizado pela polícia para casos em que civis são mortos em operações policiais. No filme, mães de vítimas de autos de resistência contam suas experiências, se organizam reivindicando a investigação adequada das mortes de seus filhos e acompanham julgamentos em tribunal do júri.

Após o filme, será realizado debate sobre o racismo estrutural, sobretudo no que se materializa pela violência policial. A discussão abordará os desdobramentos judiciais, sob os olhares do ativismo das vítimas e dos integrantes de órgãos institucionais e não governamentais, bem como as causas e as possíveis soluções para o problema.

As especialistas convidados para o debate são: Ana Paula Oliveira; Jurema Werneck e Roberta Rosa Ribeiro. Quem fará a mediação do debate será Carlos Adriano Miranda Bandeira, Juiz Federal, presidente do Comitê Permanente de Equidade racial e de Gênero.

O evento é uma realização do Comitê Permanente de Equidade Racial e de Gênero da SJRJ. Patrícia Fernanda dos Santos, servidora da SJRJ, diretora do Sisejufe e representante do Coletivo de Negros e Negras da Justiça Federal é responsável pela produção, ao lado de Thamyris Conceição Macedo. “A exibição do documentário é uma atividade escolhida pelo Comitê de Equidade justamente para integrar as reflexões pela passagem do mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. Ano passado, o Comitê realizou um evento na sede da Almirante Barroso, uma Feira Preta. Esse ano, a exibição do doc foi a atividade escolhida. E é uma felicidade ter as convidadas especiais que integrarão o debate conosco”, disse Patrícia.

A sessão especial de “Auto de Resistência” no CCJF é gratuita e sujeita à lotação.

Sobre o mediador e as convidadas:

  • Carlos Adriano Miranda Bandeira é presidente do Comitê Permanente de Equidade Racial e de Gênero. Ex-servidor da Justiça Federal, atualmente é juiz federal substituto na 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
  • Ana Paula Oliveira é mulher negra, cria da favela de Manguinhos, Mãe de Johnatha de Oliveira Lima (vítima letal da violência policial no RJ), formada em Pedagogia, Defensora de Direitos Humanos, cofundadora e coordenadora  do movimento Mães de Manguinhos, Integrante do Fórum Social de Manguinhos.
  • Jurema Werneck é médica, doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Cofundadora do Criola (Organização de Mulheres Negras criada há 30 anos no Rio de Janeiro) e, desde 2017, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil.
  • Roberta Rosa Ribeiro é promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora de mediação, métodos autocompositivos e sistema restaurativo. Coordenadora de direitos humanos e minorias do MPRJ.

 

Texto: Sisejufe, com informações da SJRJ

 

Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no InstagramFacebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias