Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

CCJF apresenta o documentário “Eu moro em qualquer lugar”, que conta a história de mulheres em situação de rua

Projeto apoiado pelo Sisejufe é um dos citados no doc; exibição é nesta 4ª feira, 24/05

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresenta, nesta quarta-feira, 24/05, às 17h, o documentário “Eu moro em qualquer lugar – Mulheres em situação de rua”, que conta a história de mais de 40 mulheres que vivem ou já viveram em situação de rua no Rio de Janeiro.

Dirigido por Márcio Coutinho e produção de Rachel Silva, a obra busca chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a realidade dos obstáculos que as mulheres enfrentam ao viverem nas ruas. O filme é o terceiro doc realizado pela dupla, através da Cout Produções. Na trilha sonora, um mimo especial: o cantor Criolo apoiou o projeto ao ceder o uso da música “Casa de papelão”, sem que a produção do filme precisasse ter esse custo.

O lançamento oficial do filme aconteceu em setembro do ano passado. De lá pra cá, teve apenas algumas poucas exibições fechadas, como essa que acontecerá no CCJF.

Márcio conta orgulhoso que o doc foi selecionado para participar de festivais de cinema. Em junho, será exibido na Mostra Competitiva do Guarnicê 2023, que acontece no Maranhão. Já em setembro, a exibição será no Festival del Cinema di Cefalú, na Itália. “É uma alegria ver o doc ganhando o mundo, participando de festivais até internacionais. Pra gente que faz cinema independente, sem grana, sem patrocínio, isso é um reconhecimento e tanto da qualidade do nosso trabalho. Fico mais feliz ainda por um doc com essa temática social tão urgente e necessária ganhar esse espaço”.

Como não tiveram patrocínio, não têm, inclusive, verba para irem presencialmente aos festivais para os quais foram selecionados. “Adoraríamos ir, claro, mas não temos dinheiro para isso, infelizmente”, lamenta ele.

Mais de 40 mulheres foram ouvidas, entre pessoas em situação de rua, outras que conseguiram retomar suas vidas fora das ruas e profissionais de diferentes áreas envolvidas na causa, como psicólogas, assistentes sociais e sociólogas. Uma das entrevistas é Ana Paula Rios, presidente do Instituto LAR, um dos projetos apoiados pelo Sisejufe.

Após a exibição desta quarta-feira, haverá um debate sobre o tema retratado no filme.

Não perca!

 

Em homenagem ao mês do Bibliotecário, Sisejufe participa de uma roda de conversa intitulada “Biblioteca de arte: Para quê e para quem?”, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

 

Últimas Notícias