Um importante ato nesta quarta-feira (27/08) vai marcar a greve dos servidores do Judiciário Federal de todo o país. A categoria fará manifestação em frente à sede do Supremo Tribunal Federal (STF) para pressionar o ministro Ricardo Lewandowski, presidente da Corte, a negociar com o Executivo e assumir a defesa da autonomia constitucional do Judiciário e do projeto de reposição salarial dos servidores. No dia seguinte (28/08), o Comando Nacional de Greve terá reunião na sede da Fenajufe.
Demonstrando força, a greve nacional continua crescendo em todo o país e já tem a participação de servidores da base de dez sindicatos. São eles Sisejufe , Sindjus/DF, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC, Sintrajud/SP, Sindiquinze/SP, Sindijufe/MT, Sindjufe/BA, Sintrajurn/RN e Sintrajufe/PI. Outras entidades estão trabalhando junto à categoria para aumentar a mobilização e aderir à greve.
A pressão da categoria deve aumentar. O funcionalismo está se organizando para garantir que as cúpulas do Judiciário Federal e do MPU garantam a dotação orçamentária para a implementação dos PLs 6.613/09 e 6.697/09, bancando também a defesa da aprovação desses projetos no Congresso Nacional.
Confira o quadro NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO em 26 de agosto
* GTI = Em Greve por Tempo Indeterminado
Sisejufe
Em GTI desde 20/08, com avanço de adesão no interior. Os servidores das justiças federais de Nova Friburgo, Magé, Petrópolis e Três Rios receberam a visita do sindicato para dialogar sobre a adesão à greve pela aprovação do PL 6.613/09. Os servidores discutiram a necessidade urgente da reposição para diminuir a enorme defasagem salarial que a categoria vem amargando por alguns anos. Volta Redonda, Resende e Barra do Piraí já haviam aderido ao movimento no primeiro dia. Já os servidores da Justiça Federal em São Gonçalo continuam mobilizados e construindo a greve pela aprovação do PL 6.613/09.
Sindjus/DF
Em GTI desde 06/08. O Comando de Greve apontou a necessidade de intensificar as mobilizações na Praça dos Três Poderes na próxima semana, quando deve acontecer a consolidação do PLOA 2015. Para o Comando de Greve, os servidores precisam pressionar ainda mais para que Lewandowski e Janot defendam a autonomia orçamentária do Poder judiciário e do MPU e garantam o reajuste. O Comando de Greve defende que os valores da tabela sejam garantidos, viabilizando assim a recuperação de nossas perdas salariais.
Semana de Ocupação da Praça dos Três Poderes:
Segunda-feira – 25/8 – caravanas solidárias (veja abaixo relação de origens e destinos)
Terça-feira – 26/8 – 15 horas – ato no STF e Palácio do Planalto
Quarta-feira – 27/8 – 14 horas – Concentração na Catedral e passeata até o STF
Quinta-feira – 28/8 – 15 horas – ato no STF
Sexta-feira – 29/9 – 15 horas – ato no STF
Segunda-feira – 1º/9 – 14 horas – caravanas solidárias
Terça-feira – 2/9 – 15 horas – assembleia-geral na Praça dos Tribunais
Sindiquinze/SP
Em GTI desde 14/08. A greve dos servidores da Justiça do Trabalho da 15ª Região ganha novas adesões a cada dia. Paralisados desde o dia 14 de agosto, a categoria reivindica a negociação imediata para a inclusão do PL 6613/2009 no Orçamento de 2015. Um ônibus leito fretado pelo Sindiquinze com dezenas de grevistas da 15ª Região segue, na noite desta terça-feira (26), para Brasília para a participação dos servidores no Ato Nacional em frente ao STF.
Sintrajufe/RS
Em GTI desde 14/08. A mobilização apresentou um grande resultado.
Quadro de greve, atualizado em 26/8, às 16h30min
JT Porto Alegre
Telefonia TRT; Seção de Marcenaria; Seção de Instalações; Elétricas; Seção de Edificações; Memorial; Arquivo Geral;
Transportes; Secretaria Tecnologia Informação; Protocolo Vts (portaria); Cadastramento de Bens; Central de Mandados VTs; Recepção gabinetes TRT; Portaria VTs; Segurança TRT; Segurança Vts; Zeladoria; Gabinete TRT (sala 706); Precatórios; Limpeza; Expedição TRT; Secretaria 10ª Turma;
Varas trabalhistas: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 7ª (portaria), 8ª (portaria), 9ª, 10ª, 11ª, 12ª,14ª, 18ª (portaria), 21ª (NOVO), 22ª, 24ª (portaria), 26ª, 27ª (portaria) e 30ª
JT interior
Alvorada (NOVO); Cachoeira do Sul (portaria); Cachoeirinha; Canoas (portaria); Caxias do Sul; Encantado; Gramado; Ijuí (portaria); Osório; Novo Hamburgo; Panambi (portaria); Pelotas (portaria); Rio Grande (portaria); Santa Cruz do Sul; Santana do Livramento; Santa Vitória do Palmar (portaria); São Borja (portaria); São Jerônimo (portaria); São Leopoldo; Sapucaia do Sul; Taquara (portaria); Taquari; Torres (portaria); Tramandaí; Três Passos; Vacaria
JF Porto Alegre
Varas federais: 1ª, 7ª, 11ª, 15ª, 16ª, 19ª, 22ª, 23ª; Núcleo Apoio Administrativo; Núcleo Tecnologia Informação; Central de Mandados; DRH TRF
JF interior
Bagé (NOVO); Gravataí; Novo Hamburgo; Santa Cruz do Sul (paralisação em 25 e 26, com avaliação no dia 27/8); Santo Ângelo
JE Porto Alegre
TRE Duque; Anexo JE (paralisação em diversos setores durante o Apagão do Judiciário, em 26 de agosto) (NOVO)
JF Porto Alegre
Varas federais: 1ª, 7ª, 11ª, 15ª, 16ª, 22ª, 23ª; Núcleo Apoio Administrativo; Núcleo Tecnologia Informação; Central de Mandados; DRH TRF
JF interior
Gravataí; Novo Hamburgo
JE Porto Alegre
TRE Duque
Sintrajusc/SC
Em GTI desde 14/08. A greve em SC se fortalece esta semana com novas adesões, especialmente na Justiça Federal, na luta pelo reajuste salarial previsto no PL 6613/09. Nesta terça, 26, na JF, estão em Greve Florianópolis, Laguna, Caçador e Blumenau. Chapecó, Criciúma e Lages estão fazendo paralisação diária. Itajaí entra no movimento nesta quarta e servidores de outros municípios já estão fazendo Assembleias para também avaliar a entrada no movimento. O TRE faz paralisação diária das 13 às 14 horas e no TRT haverá paralisação das 14 às 16 horas na quinta, 28, e na sexta-feira, 29. Um importante ato será realizado em frente ao STF, nesta quarta, 27 de agosto, quando o ministro Ricardo Lewandowski será novamente pressionado a negociar com o Executivo e assumir a defesa da autonomia constitucional do Judiciário e do projeto de reposição salarial dos servidores. SC estará representada por Paulo Koinski e Tom Espíndola. A categoria está se organizando para aumentar a pressão e garantir que a cúpula do Judiciário Federal e do MPU garantam a dotação orçamentária para a implementação do PL 6613/09, bancando também a defesa da aprovação desse projeto no Congresso Nacional.
Sindijufe/MT
Em GTI desde 18/08. No dia 22/08, às 9h, houve assembleia geral extraordinária, no TRT da 23ª Região, que decidiu que o Sindijufe/MT terá quatro representantes no ato chamado pela Fenajufe para o dia 27, a partir das 15 horas, em frente ao STF. Foi convocada Assembleia Geral Extraordinária para o dia 27/08, às 9h, no Saguão de entrada do prédio das Varas do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº. 3355, Cuiabá-MT), para discussão e avaliação sobre a Greve por tempo indeterminado na Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral em Mato Grosso.
Sindjufe/BA
Em GTI desde 18/08. Houve ato público em frente ao edifício Ministro Carlos Coqueijo Costa, no dia 26 de agosto.
Sintrajud/SP
Em GTI desde 20/08, nas Justiças Federal e do Trabalho de São Paulo. No dia 26, servidores se deslocam em caravana a Brasília para participar do Ato Nacional no STF. Na quarta-feira (27/08), será realizado Apagão, com ato e assembleia geral em frente à sede do TRE, na capital (Na Rua Francisca Miquelina). Na sexta, 29/08, tem Ato/vigília em frente ao TRF-3, na Avenida Paulista, para cobrar manutenção orçamento para reposição salarial e respeito à autonomia e independência do Judiciário.
Sintrajurn/RN
Em GTI a partir desta quinta-feira (21/08). Para esta semana está agendada a seguinte programação, sempre a partir das 9 horas da manhã:
Dias 25 e 26 – TRE
Dia 27 – TRT
Dia 28 – TRE
Dia 29 – TRT
Sintrajufe/PI
Em GTI desde 25/08. Após se reunirem em ato público para deflagração de greve por tempo indeterminado na segunda-feira (25), os trabalhadores do Judiciário Federal do Piauí votaram a reunir-se nesta terça-feira (26), novamente no pátio do TRE.
Em processo de mobilização
Sinjufego/GO
Em Goiás, a assembleia geral da Justiça Federal, ocorrida no dia 13/08, aprovou paralisação de 24 horas no dia 27/08 para garantir maior participação em Brasília no ato que acontecerá nesta data. Nos dias 20 e 21 de agosto a diretoria do Sinjufego percorreu os três órgãos do Judiciário Federal de Goiás chamando os servidores para o Ato Nacional no Supremo no dia 27. A caravana de Goiás sai amanhã (27/08) às 9h30 da praça Cívica, com retorno de Brasília previsto para às 17h. Também no dia 27/08, o Sinjufego estará na JF-GO comandando a paralisação de 24 horas. Nesse dia, a partir das 15h, haverá ato na entrada pela rua 19 com carro de som e material alusivo à paralisação. Pela proximidade das duas sedes, os servidores do TRE-GO estão sendo chamados a se juntar à mobilização feita na Justiça Federal.
Sintrajufe/MA
Houve duas horas de paralisação no dia 14/08 e também no dia 20/08 na Justiça Federal. Está prevista uma paralisação de 2 horas na próxima quarta-feira (27/08), das 13h às 15h, na Justiça Federal. Continua o trabalho de mobilização e fortalecimento para encaminhar a greve.
Sindjuf/PB
Houve paralisações dos servidores de todo o Judiciário Federal nos dias 25 e 26/08.
Sitraemg/MG
Os servidores do Judiciário Federal em Minas Gerais estão convocados para paralisação de duas horas na próxima quinta-feira (28/08), das 12h às 14h. Essa foi a decisão da assembleia geral extraordinária desta terça (26), durante ato público realizado em frente ao prédio do TRE, em Belo Horizonte.
Sinsjustra/RO-AC
O Sinsjustra RO/AC continua em estado de greve, com paralisação de 48 horas nos dias 25 e 26/08, na Justiça do Trabalho da 14ª Região, em todas as unidades de Rondônia e Acre.
Sitraam/AM
O processo de mobilização dos servidores do Judiciário Federal no Amazonas foi retomado na semana de 12 a 16 de agosto, com visitas nos setores e distribuição de carta aberta aos servidores e jurisdicionado sobre o andamento das negociações do reajuste emergencial e chamada para assembleia geral de greve. Ainda não foi divulgado o resultado.
Sinpojufes/ES
Em assembleia realizada no dia 15/08, com grande adesão dos servidores do TRT, a categoria decidiu por fazer duas horas diárias de paralisação e greve total nos dias 26 e 27 de agosto. Serão enviados servidores para o ato no STF, dia 27. Houve assembleia nesta terça-feira (27), mas ainda não há informações a respeito.
Sindjus/AL
O Sindjus/AL realizou ato público, denominado Apagão do Judiciário, nesta terça-feira (26/08), em frente ao Fórum Eleitoral, no bairro do Farol, para a construção da greve dos servidores em Alagoas. A luta nacional visa a garantir os recursos necessários para aprovação dos Projetos de Leis 6613/09 e 6697/09 que repõem as perdas salariais dos servidores do Judiciário Federal e do MPU.
Sindjufe/MS
Assembleia geral realizada no dia 30/7 definiu que não há condições de deliberar greve no momento, devendo aguardar movimentações nacionais. No dia 25/08, houve assembleia para deliberação sobre o posicionamento do Sindjufe/MS em relação à conjuntura nacional de greve, mas não há outras informações disponíveis.
Sindjuf/PA/AP
No dia 25/08 (segunda feira), houver um Ato Unificado, no hall de entrada do TRE- PA. Pauta: contra a PEC 59/13 e as carreiras exclusivas nos tribunais superiores e a favor da aprovação da PEC 555/06 e dos PLs 6613/09 e 7027/13.
Fonte: Imprensa Fenajufe