Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da Justiça do Trabalho

Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFE

 

Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFEA Central do Brasil, onde circulam diariamente mais de 120 mil pessoas, foi o local escolhido estrategicamente pelos organizadores do Movimento em Defesa da Justiça do Trabalho para mostrar à população que o órgão corre o risco de extinção. Foi o segundo ato realizado pelo grupo, que reúne entidades representantes de servidores, magistrados, advogados, promotores e membros do Ministério Público do Trabalho, tendo o Sisejufe entre as lideranças.

O objetivo da manifestação foi chamar a atenção dos trabalhadores e trabalhadoras para a ameaça de perda de direitos se a Justiça do Trabalho acabar. Vários diretores do sindicato participaram da mobilização, distribuindo panfletos e conversando com a população. O diretor Amauri Pinheiro, servidor do TRT-RJ, explicou que a Justiça do Trabalho é imprescindível para garantir a paz social porque sem ela os conflitos entre empregados e empregadores aumentariam. “Trabalhador, sem a Justiça do Trabalho você ficaria desprotegido. Lute por ela”, alertou o dirigente.

Já o diretor Ricardo Azevedo ressaltou que defender a Justiça do Trabalho significa defender a dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. “Emprego sem direito é trabalho escravo. A gente precisa de uma Justiça forte e que possa estar ali para dizer: patrão você não vai desrespeitar os direitos do trabalhador. Sem Justiça do Trabalho, você vai recorrer aonde, trabalhador? Você não vai ter onde recorrer”, afirmou.

PAUTA CONTRA TRABALHADOR

Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFEO presidente do sindicato, Valter Nogueira Alves e o vice, Lucas Costa, também participaram do protesto. Lucas lembrou que, além do risco de extinção da JT, há projetos de Lei em tramitação com ameaças aos direitos trabalhistas, previstos na CLT  e na Constituição. “É com muita satisfação que vejo esse movimento ganhar força e estrutura, se expandindo, conscientizando a população da importância desta luta. O que está na pauta agora é a PEC 300 que quer jornada de 10 horas de trabalho. Isso é uma falta de respeito com o trabalhador e a trabalhadora. Juiz, promotor, servidor, trabalhador de qualquer categoria têm que estar com a gente nesta luta, lado a lado. Por isso estamos hoje aqui”, enfatizou o dirigente.

Para o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 1ª Região (Amatra 1), Ronaldo Callado, foi uma ideia feliz realizar o ato na Central do Brasil porque tem um fluxo de gente muito grande: “precisamos fazer as pessoas entenderem que o fim da Justiça do Trabalho pode mexer diretamente com a vida delas. Para essas mudanças não acontecerem, temos que reagir”.

PERDA DE DIREITOS

A empregada doméstica Helena Moraes estava voltando do trabalho para casa e ficou surpresa quando ouviu os manifestantes falando no carro de som que a Justiça do Trabalho poderia acabar. “Eu não sabia disso. Então quer dizer que mesmo trabalhando duro, posso não ter mais a quem recorrer para brigar pelos meus direitos? Estou preocupada”, lamentou.

O pedreiro João bispo da Silva também ficou indignado: “agora querem tirar a Justiça do pobre? Vamos ficar sem cobertura se o patrão não cumprir com suas obrigações? A gente vai ficar desprotegido.”

MENSAGENS DIRETAS AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS

 

Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFEPara a diretora do Departamento de Aposentados e Pensionistas do sindicato, Lucilene Lima, o ato foi muito positivo. “As pessoas estão aceitando bem. O leque com mensagens diretas, explicando de maneira simples o que está em jogo com o fim da Justiça do Trabalho, foi uma forma interessante de chamar a atenção do trabalhador”, avaliou.

O representante de base e servidor do TRT, João Victor Albuquerque, mostrou, em sua fala, que existe uma pauta contra a classe trabalhadora. “Imaginem vocês que já perdem 4 horas do seu dia no percurso casa-trabalho-casa, se tiverem que trabalhar 10 horas por dia? Serão 14 horas fora de casa no total. Qual tempo você vai ter para dar atenção à sua família? Está difícil ser empresário aqui no Brasil? Deve estar sim. Mas ser trabalhador está mais difícil ainda”, ressaltou.

HOMENAGEM A BRUMADINHO

O ato foi encerrado com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Brumadinho. Participaram ainda pelo Sisejufe os diretores Ronaldo das Virgens, Soraia Marca, Neli Rosa e Lucena Pacheco, além de vários servidores, inclusive de outros municípios. A sindicalizada aposentada Ligia Porto veio de São Paulo para se juntar aos companheiros no protesto.

Apoiam o movimento as seguintes entidades: Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Saerj); Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ); Ministério Público do Trabalho (MPT); Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 1ª Região (Amatra 1); Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat); Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj); Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat); Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat); Associação dos Diretores e Chefes de Secretaria da Justiça do Trabalho – 1ª Região (Adics); Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati); Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Associação dos Juízes pela Democracia (AJD) e Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho 1ª Região (ASJT Rio) e Associação dos Servidores das Justiças Federais do Rio de Janeiro (Serjus).

Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFE Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFE Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFE Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFE Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFE Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFE Ato na Central do Brasil alerta trabalhadores para riscos do fim da  Justiça do Trabalho, SISEJUFE

Últimas Notícias