Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Atividade de lançamento da Marcha das Margaridas – Edição 2023

Reunião virtual será realizada nesta quinta-feira, 13/04, às 19:30h; participe!

Atividade de lançamento da Marcha das Margaridas – Edição 2023, SISEJUFE

O Departamento de Mulheres do Sisejufe convida as servidoras e mulheres que tenham interesse no tema para a atividade de lançamento da Marcha das Margaridas – Edição 2023, que acontecerá nesta quinta-feira, 13/04, às 19:30h.

Será uma reunião virtual com as seguintes convidadas:

Marlene Miranda, da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT RJ

Ana Priscila Alves, da Marcha Mundial de Mulheres

A mediadora será Anny Figueiredo, coordenadora do Departamento de Mulheres do Sisejufe e diretora do sindicato.

Para participar da reunião, o link de acesso é: sisejufe.org.br/marchadasmargaridas

A origem da Marcha das Margaridas

Margarida Maria Alves (1933-1983) é símbolo da luta das trabalhadoras do campo por direitos.

Assassinada a mando de latifundiários, a líder sindical inspirou a criação da chamada Marcha das Margaridas, que acontece em agosto, desde o ano 2000.

Margarida nasceu em 5 de agosto de 1933, em Alagoa Grande (PB). Era a filha mais nova de nove irmãos. A família vivia na zona rural até ser expulsa das terras por latifundiários. A questão agrária fazia parte da vida de Margarida e, em 1973, ela se tornou Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande.

Entre as lutas travadas estavam a busca pela contratação com carteira assinada, o pagamento do 13º salário, o direito das trabalhadoras e dos trabalhadores de cultivar suas terras, a educação para seus filhos e filhas e o fim do trabalho infantil no corte de cana.

Foi, ainda, responsável por mover mais de 100 ações trabalhistas na Justiça do Trabalho local que estavam relacionadas, principalmente, com grandes proprietários de terras e usineiros.

Por conta da sua atuação, teve a morte encomendada por fazendeiros.

Margarida foi assassinada na porta de casa, em 12 de agosto de 1983, com um tiro no rosto, na presença do marido e da filha. Ela já vinha recebendo ameaças desde antes e, em discurso no Dia do Trabalhador daquele ano, em 1º de maio, ela declarou: “Da luta não fujo. É melhor morrer na luta do que morrer de fome.”

Em homenagem a Margarida, as mulheres trabalhadoras rurais criaram, em 2000, a Marcha das Margaridas, que se tornou a maior ação conjunta de mulheres trabalhadoras da América Latina.

O Sisejufe estará presente na Marcha, que este ano acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, em Brasília.

 

Atividade de lançamento da Marcha das Margaridas – Edição 2023, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias