Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Aprovado na Câmara requerimento para audiência pública sobre segurança nas eleições

Documento foi articulado pela Fenajufe. Objetivo é garantir a Defesa da Democracia e a Segurança das Eleições Gerais de 2022

O requerimento nº 90/2022 foi aprovado durante a sessão realizada na CDHM na sexta-feira (5), que foi acompanhada pelos dirigentes da Federação

Na última sexta-feira (5), foi aprovado, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, o requerimento nº 90/22, do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que solicita a realização de Audiência Pública para discutir “A Defesa da Democracia e a Segurança das Eleições.” O documento foi articulado pela Fenajufe.

De acordo com o requerimento, “tal medida é uma reação por parte das entidades de servidores públicos (especialmente do Judiciário Federal) que se colocam preocupados com os constantes ataques que as Instituições eleitorais e os trabalhadores da Justiça Eleitoral vêm passando no decorrer dos últimos meses, cercados por excessos de assédio moral, institucional e de ameaças físicas, sob o risco de colocar em xeque a legitimidade que os resultados eleitorais possam promover”.

A data para a nova Audiência Pública ainda não foi marcada, mas a expectativa é de que aconteça em breve, afirma Luiz Filipe, assessor parlamentar do Sisejufe. Junto à delegação do sindicato, também estiveram em Brasília marcando presença e lutando para garantir a realização de mais uma audiência pública sobre o tema Lucena Pacheco Martins, Soraia Garcia e Fernanda Lauria, coordenadoras da Fenajufe e diretoras do Sisejufe.

A Fenajufe tem pautado sistematicamente sua atuação em prol da defesa da democracia e da segurança das eleições. Em julho, durante o Encontro Nacional das Servidoras e Servidores da Justiça Eleitoral (Eneje), se posicionou firmemente sobre o tema. Na ocasião, foi aprovado um documento em defesa da Democracia e contra tentativas de golpe no pleito eleitoral, que teve grande repercussão na imprensa, saindo em vários veículos. Na BBC News Brasil, por exemplo, a coordenadora Fernanda Lauria falou sobre o assunto. (leia neste link)

O Sisejufe também está fortemente engajado na defesa da democracia e da segurança das eleições. Recentemente, lançou, inclusive, uma campanha para esclarecer sobre a segurança das urnas eletrônicas e a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro. (clique aqui para ler a matéria)

Por Dani Maia

Últimas Notícias