Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participa de atividades em Brasília em defesa dos servidores e aposentados

O Sisejufe participou com outros representantes sindicais de entidades de servidores da audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Publico (CTASP). A atividade foi realizada na última terça-feira (08/11) no auditório Nereu Ramos. “Estávamos lá para reafirmar nossa posição de que o servidor não pode ser responsabilizado pela crise”, justifica a diretora do sindicato Neli Rosa, responsável pelo Departamento de Aposentados e Pensionistas.

O tema mais discutido foi o congelamento dos salários, previsto pela Proposta de Emenda Constitucional 55, que altera a carta magna, limitando os gastos públicos nos próximos 20 anos. A proposta (que na Câmara tramitou como PEC 241) já foi aprovada pelos deputados federais e agora está sendo analisada pelo Senado.

Para o presidente do Fórum Nacional Permanente das Carreiras típicas de Estado, Rudinei Marques, os servidores públicos não podem ser penalizados com congelamentos de salários porque eles são fundamentais para o funcionamento do Estado. “O servidor público é um aliado para a recuperação do país, e não pode ser visto como alguém que pesa na conta do Estado, mas sim alguém que ajuda a impulsioná-lo para atender as necessidades sociais e o crescimento a partir do qual podem se estender benefícios para as camadas mais necessitadas da população”, disse Marques.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) criticou a forma como o governo pretende realizar o ajuste fiscal, segundo ela afetando somente os servidores. “(O governo) está congelando as despesas primárias que dizem respeito ao salário dos servidores públicos e as políticas públicas de saúde, educação, assistência, e deixando livre as despesas financeiras. Essas despesas financeiras levam quase 50% do orçamento brasileiro. Como é possível querer fazer um ajuste no Brasil onde se mexe com as despesas que não são as maiores e não são as que causam o desequilíbrio nas contas do País? Então, não é possível fazer um ajuste que não atinge a maior despesa, que são os serviços da dívida.”

Valorização do aposentado

Na quarta-feira, Neli participou da reunião no Instituto Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), presidido por Edson Guilherme Herbert. O representante do Sindifisco Nacional José Castelo Branco destacou que as entidades sindicais  devem se comunicar melhor com os aposentados, valorizando o segmento.

Últimas Notícias