Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Chapa composta por diretoria do Sisejufe elege três titulares e conquista uma coordenação-geral na nova composição da Fenajufe

Nova coordenação já se reunirá neste sábado, 7 de maio

Nova coordenação já se reunirá neste sábado, 7 de maio

Com 111 votos, a chapa Democracia e Luta! Não ao Reajuste Zero, da qual faz parte a diretoria do Sisejufe, elegeu como  coordenadores da Fenajufe Ronaldo das Virgens (diretor do sindicato do Rio), José Aristéia Ferreira (presidente do Sindiquinze) e Mara Weber (reeleita para o cargo). Aristeia assumirá uma das vagas na coordenação-geral da federação. O agente de segurança Edimilton Gomes (DF), que era coordenador da Fenajufe, agora  será suplente na nova composição da diretoria. “A conjuntura que nos aguarda no próximo período é muito difícil e para apontar a uma direção  que saiba conduzir os rumos da Fenajufe é que a gente está trazendo esse campo político que sempre abraçou todos os segmentos desta categoria”, avalia a diretora do Sisejufe Mariana Liria, uma das integrantes da chapa.

Ronaldo das Virgens terá como prioridade a união nacional em torno da bandeira do Nível Superior para os técnicos (NS). O dirigente entende que somente uma luta unificada poderá transformar em realidade, ainda este ano, o anseio da grande maioria dos técnicos.

A chapa Luta Fenajufe obteve 121 votos, a Liberta Fenajufe teve 120; União por Justiça recebeu 80 votos; Fenajufe sem Correntes, 68 votos e a chapa Unidade com Equilíbrio garantiu 30 do total de 530 votos. Foram eleitos para o conselho fiscal os delegados Bené, Paulo Falcão e Tauff Ganen. O servidor Lucas Ferreira da Costa, da Justiça Eleitoral de Volta Redonda, no sul fluminense, concorreu como conselheiro. Apesar de não ter garantido uma vaga, teve um excelente desempenho, na avaliação da diretoria do Sisejufe, ao conquistar 106 votos.

Além de Ronaldo das Virgens, José Aristéia e Mara Weber, foram empossados nesta tarde (1/5) na diretoria da Fenajufe Helênio Porto Barros, Júlio César de Oliveira, Gerardo Alves Lima Filho, José Rodrigo Costa Neto, Cristiano Bernardino Moreira, Vicente de Paulo da Silva Souza, Rodrigo Ferreira de Carvalho, Adriana Barbosa Rocha de Faria, Erlon Sampaio de Almeida, Rodrigo Gomes Peixoto, Marcos José dos Santos, Marcelo de Melo Ferreira, Eucimara Augusto de Souza e Álisson Ribeiro Silva.

Suplentes: Edimilton Gomes, Marcelo Rodrigues Ortiz, Saulo Costa Arcangeli, Adilson Rodrigues dos Santos, Gláucio Luis da Silva e José Everson Nogueira Reis.

Ao fim do 9° Congrejufe foi aprovada a realização, em Brasília, de uma Plenária que irá deliberar sobre todas as pendências que ficaram do congresso, como as alterações estatutárias e as propostas de resoluções que não foram debatidas.

Os dirigentes irão se reunir na sede da Federação no próximo sábado (7/5), quando deverá ser definida a nova coordenação executiva da Fenajufe.

Como acontece a eleição da Fenajufe

A eleição dos coordenadores da Fenajufe é proporcional à quantidade de votos obtidos por uma determinada chapa. Assim, a chapa que obtiver, por exemplo, 30% de votos dos delegados terá 30% do número de vagas existentes na Federação: 17 titulares e 6 suplentes.

Há ainda a eleição dos três membros do Conselho Fiscal, que são escolhidos por votação nominal, seguindo o critério majoritário, sendo eleitos os três candidatos mais votados.

O processo de eleição é por voto secreto. A apuração é feita no mesmo dia, já a posse acontece no dia seguinte.

Polêmicas do quarto dia de congresso

Houve tumulto na manhã de sábado (30/4) no momento de  apresentação das emendas ao Regimento Eleitoral, documento que estabelece as regras para a eleição dos coordenadores da Fenajufe. A proposta de instituir cotas de gênero e raça na formação das chapas, na proporção de 30%, foi motivo de polêmica. Um grupo discordou do critério de reserva de vagas. Após muita confusão, Paula Meniconi, da comissão eleitoral, pediu respeito aos colegas que, assim como ela, ficaram até duas horas da manhã trabalhando para organizar a eleição: “estamos fazendo nosso melhor para que o processo seja democrático.”

Alguns delegados criticaram o fato de os encaminhamentos políticos terem sido discutidos apenas na tarde de sábado (30/4), quase no final do congresso. A proposta “Fora Corruptos – Eleições Gerais já!” foi escolhida pelos delegados com 161 votos. A proposição “Conjuntura Nacional” teve 107 e a proposta “Não ao golpe, em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores e dos  servidores” recebeu 80 votos. Neste momento, um grupo de delegados reclamou do fato de o evento não ter promovido o debate sobre temas mais específicos da pauta de lutas da categoria, como data-base, Nivel Superior para técnicos (NS) e o corte orçamentário que tem afetado o funcionamento das Justiças Federais de todo país, especialmente a Justiça do Trabalho. Veja em nossa página do Facebook as fotos de todos os dias de Congrejufe.

Foto em destaque: Joana Darc/ Fenajufe

IMG_20160501_121915

IMG_20160501_132021

 

IMG_20160430_203636692IMG_20160430_203321736IMG_20160430_203230449

Últimas Notícias