Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

PL 2648: governo, líderes e STF confirmam votação para próxima semana

Em mais uma semana de intensas articulações, o presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, atuou – juntamente com a coordenadora-geral da Fenajufe Mara Weber, o presidente do Sindiquinze Zé Aristéia e o assessor parlamentar Alexandre Marques – em reuniões com o governo, Supremo Tribunal Federal (STF) e líderes da Câmara para viabilizar a votação e aprovação do PL 2648 diretamente no plenário.

Valter Nogueira conversa com líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães

Valter Nogueira conversa com líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães

Em conversa com o líder do governo José Guimarães (PT-CE) e assessores da liderança, os dirigentes sindicais tiveram a confirmação – apesar da resistência do presidente da Câmara Eduardo Cunha em não votar nenhum projeto de lei de reajuste salarial – de que o projeto será votado na próxima semana. O pedido de inclusão na pauta partiu do líder Guimarães, em reunião no Colégio de Líderes. Ele argumentou que o projeto era consenso e foi negociado em alternativa ao Veto 26, mantido pelo Congresso Nacional. Os demais líderes concordaram com a necessidade de votar a matéria com urgência, já que se comprometeram tanto com o STF quanto com as lideranças sindicais. A assessoria informou também que o projeto deverá ser publicado nesta sexta-feira (1/4) na pauta de votações da próxima semana. O requerimento de urgência número 2974/2015, apresentado pelo líder do governo, também será votado juntamente com o PL 2648, o que levará a proposta a ser apreciada diretamente pelo plenário da Câmara, sem a necessidade de passar por todas as comissões.

Secretaria de Governo confirma apoio à votação na próxima semana

Na tarde de terça-feira (29/3), os dirigentes estiveram reunidos com o secretário de Articulação Social da Presidência da República, Renato Simões, para reforçar o apoio a fim de agilizar a aprovação e votação imediata do PL 2648.

O secretário Renato Simões abriu a reunião informando que o projeto foi incluído como prioridade pelo governo para votação na próxima semana. Segundo Renato, é interesse do Executivo votar logo essa matéria, que é consenso. Ele acredita que não havendo nada que atrapalhe as votações na Câmara, o projeto será votado sem problemas.

“Ressaltamos que é de extrema importância que o governo sinalize para as lideranças da base a sua concordância e o seu aval para a votação do PL 2648”, disse o presidente do Sisejufe.

Secretaria de Reforma do Judiciário se compromete a agilizar sanção

Em reunião com o secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga, na tarde desta quarta-feira (30/3), os dirigentes sindicais solicitaram apoio para o acompanhamento da tramitação e aprovação do projeto tanto na Câmara quanto no Senado e também a agilização dos trâmites para sanção que ocorrem na Casa Civil. Valter ressaltou a necessidade da aprovação e sanção acontecerem ainda no mês de abril para garantir o pagamento da folha salarial deste mês.

O secretário se comprometeu através da assessoria de assuntos legislativos do Ministério a acompanhar todo este processo e assim que o projeto for aprovado no Senado, agilizar o trâmite na Casa Civil para que a sanção ocorra o mais rápido possível.

Diretor-geral do STF intensifica articulações para aprovar reajuste na próxima semana  

Valter Nogueira, presidente do Sisejufe e Zé Aristeia, presidente do Sindiquinze, em reunião com o diretor-geral do STF, Amarildo Vieira

Valter Nogueira, presidente do Sisejufe e Zé Aristeia, presidente do Sindiquinze, em reunião com o diretor-geral do STF, Amarildo Vieira

Na noite de terça-feira, o diretor-geral do STF, Amarildo Vieira, recebeu o presidente do Sisejufe Valter Nogueira e o presidente do Sindiquinze, José Aristeia. Foi informado que ele e o juiz auxiliar da Presidência, Paulo Schimidt, continuam trabalhando para que os líderes partidários garantam a aprovação do PL 2648 na próxima semana. Informou ainda que o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, conversou com várias lideranças partidárias e solicitou empenho para aprovação rápida do reajuste. Segundo Amarildo, o fato da Câmara estar tendo sessões diárias com votações é extremamente positivo para a aprovação do projeto.

PL com melhorias foi apresentado no início de março

A proposta de acordo com melhorias ao PL 2648 foi formalmente referendada pelo Ministério do Planejamento no início do mês. Todos os pontos negociados e a fórmula de cálculo para aproveitamento dos recursos previstos na LOA 2016 foram aceitos, o que garante o uso integral dos valores para o rejuste.

O acordo não altera o percentual de 41,47%, as oito parcelas previstas e a implementação em quatro exercícios, melhorando o percentual de reajuste para o ano de 2016. O primeiro ponto negociado foi o aproveitamento dos recursos dos meses de janeiro a março, que proporcionou uma melhora nos reajustes do exercício de 2016. O primeiro ano contará com três parcelas, em vez de duas, sendo o primeiro reajuste já para abril no percentual de 5,18%; o segundo para junho, somando 10,36%; o terceiro para novembro, somando 13,47%. Em junho de 2017, será paga a quarta no valor de 17,97%; a quinta parcela em novembro, somando 23,84%; a sexta parcela em junho de 2018, no valor de 27,3%; a sétima parcela, de 31,6%, em novembro de 2018 e a oitava parcela totalizando 41,47%, em janeiro de 2019.

Últimas Notícias