Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Que mensagem queremos transmitir neste Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência?

#ParaTodosVerem #ParaTodesVerem #PraCegoVer Imagem com fundo de cor mostarda; na frente, mulheres com deficiência na luta. Uma delas segura um megafone; outra ergue os braços em sinal de protesto; uma cadeirante segura cartaz escrito "mulheres unidas"; outra mulher com deficiência visual segura a coleira de um cão guia.

Por Anahí Guedes de Mello e Marco Antonio Gavério*

Corpos femininos, defiças, LGBTI+, negros e indígenas, são social e culturalmente representados como ‘desviantes, ‘degenerados’, ‘deformados’, ‘dependentes’, ‘incompletos’, ‘vulneráveis’, ‘incapazes’, ‘fracos’, ‘incompetentes’, ‘selvagens’. Essa perspectiva se estende a corpos de trabalhadores e trabalhadoras que se deficientizam devido a acidentes e outras condições precárias do trabalho, dimensionando a intersecção com classe.

Assim, a feminilidade e raça acabam sendo performances de deficiência. Mulheres, LGBTI+, pessoas com deficiência, negros, indígenas são sempre recursos oportunos para uma ‘economia da pena’ de ‘salvadores benevolentes’. E nas redes sociais já lemos expressões tais como “(…) mesmo que isso signifique se fazer de besta, cego e surdo”; “cegueira racial”; “cegueira de gênero”. A lista é extensa. As feministas não defiças costumam invocar imagens negativas da deficiência para descrever a opressão das mulheres. Jane Flax, por exemplo, já escreveu que as mulheres são “mutiladas e deformadas” pela ideologia e práticas sexistas. Mesmo ativistas de esquerda tendem a adjetivar inimigos e antagonismos de cego, surdo, mudo, autista, retardado, imbecil, esquizofrênico, demente, esclerosado, etc. Enfim, somos uma sociedade que tem verdadeiro fetiche por adjetivos relacionados à “ontologia negativa” da deficiência e outras condições de saúde.

Que tal pararmos de fazer uso capacitista da língua e com isso barrar de cooperar com os jogos do opressor? Neste Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, nossa mensagem é a de que outro mundo é possível, sem o uso de palavras e expressões capacitistas.

*Anahí Guedes de Mello é antropóloga e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina; Marco Antonio Gavério é Cientista Social pela Universidade Federal de São Carlos

Últimas Notícias