O Jurídico Itinerante, iniciativa do Sisejufe para levar aos órgãos das Justiças Federais, sobretudo os do interior do estado, as informações acerca das ações coletivas e o conhecimento acerca dos serviços prestados pela assessoria jurídica do sindicato, começou suas atividades nessa quarta-feira, 26/02, em Niterói.
Os servidores da Justiça Federal foram convocados pela diretora do Sisejufe, e coordenadora de Saúde do sindicato, Helena Cruz, em ambos os prédios da JF em Niterói: na rua Coronel Gomes Machado e na rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. A advogada Aracéli Rodrigues explicou aos servidores que o novo site do sindicato conta com um formulário jurídico, em que o sindicalizado pode fazer suas consultas com praticidade. Caso a questão seja complexa e demande uma maior troca de informações, a secretaria do Jurídico entra em contato com o servidor e agenda uma reunião.
Com a presença do sindicato mais próxima aos servidores, não faltaram interessados em dirimir dúvidas a respeito de ações diversas, como o pagamento do retroativo do reenquadramento (a Justiça Federal não o efetuou, ao contrário do TRT e do TRE, e o Conselho da Justiça Federal ainda aguarda a liberação de recursos para efetuá-la) e a incorporação de quintos, decorrente do exercício de funções comissionadas, que aguarda o julgamento de recurso extraordinário.