SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instagram YouTube

Servidores criticam o governo e cobram autonomia financeira do Judiciário

Os servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União fizeram na  quarta-feira (10/09), por volta das 15 horas, um ato na Praça dos Três Poderes, durante a posse do ministro Ricardo Lewandowski na Presidência do STF. A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre elas a presidenta Dilma Rousseff.

A posse de Lewandowski pôde ser acompanhada do lado de fora, por meio de um telão instalado na entrada do Supremo. Ao verem a presidenta Dilma tomar assento à mesa, os manifestantes entoaram palavras de ordem contra o corte do orçamento do Judiciário, feito pelo Poder Executivo, uma verdadeira violação da autonomia financeira e administrativa do Judiciário e do MPU, assegurada constitucionalmente.

ato stf 1009Os servidores denunciaram o congelamento salarial imposto por Dilma e reivindicaram negociação efetiva com o governo para viabilizar a aprovação do reajuste salarial no Congresso.

O ato foi pacífico e seguiu até o término da solenidade no STF, às 17 horas. No início, o comando definiu que a atividade teria o propósito registrar a indignação da categoria face à violação da autonomia orçamentária do Judiciário e à intransigência do governo federal em negociar a demanda do servidores, sem prejuízo da solenidade de posse. Houve espaço para falas de representantes de todas as delegações presentes, de vários estados e do DF.

Após a leitura do discurso de posse de Lewandowski e o término da solenidade, os servidores organizaram grande apitaço no encerramento do ato. Como parte do protesto, houve enterro simbólico da autonomia orçamentária do Judiciário, responsabilizando a presidenta Dilma. Os manifestantes marcharam ao redor da praça dos Três Poderes.

Participaram do ato servidores de 12 sindicatos da base da Fenajufe. As entidades representadas foram o Sindjufe/BA, Sindjus/DF, Sinjufego/GO, Sitraemg/MG, Sindjufe/MS, Sindijufe/MT, Sintrajufe/PI, Sisejufe, Sintrajurn/RN, Sintrajufe/RS, Sindiquinze/SP e Sintrajud/SP. Além de servidores do Judiciário, também participaram do ato servidores do MPU.

 

 

Fonte: Imprensa Fenajufe