Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Oficina de Saúde e Qualidade de Vida movimentou servidores em Nova Friburgo e Niterói

A campanha “Sua Saúde é Nossa Pauta” segue em frente com a realização das Oficinas de Saúde e Qualidade de Vida nas subseções das justiças federais. Na semana de 11 a 14 de junho, as subseções de Friburgo e Niterói foram visitadas para realização de Oficinas e os servidores, além de obter as informações gerais, também receberam orientações acerca de um dos motes da campanha, a “Pausa dos 10 minutos a cada 50 trabalhados”, que faz parte do programa geral de Saúde da atual gestão do Sisejufe.

IMG_1121

Os servidores da Subseção da Justiça Federal de Nova Friburgo participaram, na tarde do dia 11 de junho, da Oficina, a segunda de uma série inicial de 15 oficinas, realizadas como parte da campanha “Sua Saúde é nossa Pauta”, encaminhada pelo Departamento de Saúde do Sisejufe e, assim, foram contemplados com as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

DSC03747

A assessora política do sindicato, Vera Miranda, aproveitou para informar aos servidores da Justiça Federal de Nova Friburgo, que a direção do Sisejufe pautou, na reunião com o diretor do Foro, Carlos Guilherme Francovich Lugones, a necessidade da retomada da política de prevenção de saúde para os servidores, bem como o deferimento para uso da sala de atendimentos por um profissional pago pelos próprios funcionários, até que novo convênio se estabeleça pela Justiça Federal.

Carlos Lugones afirmou que estão envidando esforços para que as licitações sejam finalizadas o mais breve possível e que a política de prevenção á saúde chegue a todas as subseções da Justiça Federal. O diretor também afirmou que seria muito proveitoso se os supervisores administrativos pautassem a prevenção da saúde na reunião do mês de junho.

Quanto ao pedido para uso da sala de atendimentos na subseção de Nova Friburgo por profissional contratado pelos servidores, enquanto a Justiça Federal não retoma a prestação do serviço, Carlos Lugones sugeriu que o diretor da Subseção de Nova Friburgo, juiz Elmo Gomes de Souza, apresente a demanda para que possam dialogar no sentido de resolver esta questão. A demanda por atendimento fisioterapêutico, que diminui o estresse e as dores osteomusculares, para os servidores de Friburgo é tão significativa que o atendimento por parte do Sisejufe, que seria das 14 às 17h, com a grande procura, prolongou-se ate às 19h.

DSC03780

Mais de 18 servidores participaram da terapia que movimentou a Vara da Justiça, a Oficina foi realizada pelo fisioterapeuta e especialista em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Antônio Carlos Lopes, do Sisejufe.

Técnicas da MCT e seus benefícios
Na oportunidade Antônio Carlos, utilizou algumas técnicas para relaxamento e alongamento para os servidores com problemas de hérnia lombar; para o estresse através da acupuntura; bursite com acupuntura e spirotaing; insônia; perda de peso, para parar de fumar e eliminação de edemas.

DSC03769

Segundo os (as) servidores que participaram da Oficina essa promoção do Sisejufe é de extrema importância para o melhor desempenho do servidor em seu local de trabalho, e, por isso, o sindicato deveria promover outras.

A MTC utiliza técnicas milenares para tratar dores em geral; ansiedade, insônia, e dores de cabeça; estresse e processos de adoecimentos vinculados à Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e ao Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort), utilizando técnicas como acupuntura, quiropraxia, shiatsu, moxabustão, aurículoterapia entre outros.

 

Servidores de Niterói também prestigiam
a Oficina de Saúde

Em Niterói a Oficina de Saúde ocorreu no dia 13 de junho, no 15º andar do prédio da Justiça Federal, localizado na rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, sob o comando da coordenadora do Departamento de Saúde do Sisejufe, Helena Cruz, servidora lotada na Justiça Federal de Niterói.

IMG_1197

Na Subseção de Niterói os servidores têm política de prevenção à saúde patrocinada pela Justiça Federal. Ainda assim, mais de 10 servidores foram atendidos com técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e receberam material de divulgação da campanha de “Pausa de 10 minutos a cada 50 trabalhados”.

IMG_1190

Para Helena Cruz, “tão importante quanto levar um atendimento ao servidor é conscientizá-lo dos impactos do teletrabalho e da necessidade de prevenção”. Segundo ela, os servidores passam longos períodos sentados em frente às telas de computadores, “quase imóveis, realizando movimentos repetitivos sem parar, utilizando móveis e equipamentos com pouco ou nenhum critério ergonômico e, quando se dão conta, já adquiriram a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort); sofrem de ansiedade, estresse e depressão”.

IMG_1192

A dirigente do Sisejufe busca sempre lembrar aos servidores e às administrações que, “para prestarmos serviço de qualidade com celeridade, é preciso, antes de tudo, ter saúde e qualidade de vida. A pauta da política de prevenção à saúde é prioridade máxima da nossa gestão, vamos continuar pautando as administrações, vamos continuar no interior e na capital, informando e prestando assistência até que essa política esteja consolidada”.

Últimas Notícias