Até as 17h de hoje (10/07), aqueles que aderiram à Fundação de Previdência Complementar Funpresp-Jud poderão eleger dois membros para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal, além dos respectivos suplentes.
A Funpresp-Jud enviou no início do mês um e-mail para todos os participantes aptos para votar em uma das duas chapas que estão em disputa.
O Diretor do Sisejufe, João Victor Albuquerque, que integra a Chapa 2 (Solidez, Rentabilidade e Mais Direitos) para uma das vagas do Conselho Deliberativo, salientou que esta chapa é a única que contém servidores da Justiça do Trabalho, que representa cerca de 35% dos participantes da Funpresp-Jud.
Esclarece o Diretor que a Justiça Federal já está com representação máxima na Funprespjud e, por esse motivo, não foi possível indicar membros da JF para os Conselhos Deliverativo e Fiscal nesta eleição.
Então, segundo João Victor, “essa eleição é fundamental para fortalecer a representação da Justiça do Trabalho, pela importância que esse ramo de Justiça tem para a proporcionalidade na gestão de recursos pela Fundação”.
Além disso, importa destacar que a Chapa 2 também é a única que contém um representante sindical como membro, o que certamente aproximará o Conselho Deliberativo, que é a instância máxima da Funpresp-Jud, dos anseios da categoria dos servidores do PJU.
O lema da Chapa 2 é garantir a rentabilidade da Previdência Complementar, mas sem abandonar a luta por mais direitos. Nesse sentido, uma das maiores preocupações da chapa é assegurar a contrapartida da União equivalente a 100% das contribuições obrigatórias realizadas pelos participantes, inclusive sobre FCs e CJs. Segundo o Diretor do Sisejufe: “Não há a menor possibilidade de concordarmos com qualquer retrocesso de direitos que possa afrontar o ato jurídico perfeito e o direito adquirido a respeito das regras vigentes em relação à contrapartida da União, já que essa é uma das principais vantagens da Funpresp-Jud”.
Ressalta-se, ainda, que a eleição para os Conselhos é uma oportunidade para que a administração e a fiscalização da entidade sejam realizadas sem qualquer interferência da classe política.
Para vencer as eleições, é preciso atingir o quórum mínimo de 10% de votantes em relação ao número total de participantes aptos a votar. Se esse quórum não for atingido, haverá uma nova eleição com as mesmas chapas num prazo de 15 dias.
Conheça os candidatos (clique AQUI) e as principais propostas (clique AQUI) da Chapa 2 – Solidez, Rentabilidade e Mais Direitos.
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!