Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Unimed publica guia com dicas para facilitar as teleconsultas

Serviço de telemedicina, lançado em maio, está disponível para sindicalizados através de aplicativo

A Unimed Rio criou um guia com seis dicas para orientar os clientes na hora de usar o sistema de consultas por vídeos. O serviço de telemedicina, que funciona por meio do aplicativo Conexa Saúde, foi lançado pela operadora em maio e está disponível para os sindicalizados do Sisejufe.

As dicas têm por objetivo permitir que o usuário aproveite a consulta da melhor forma, sem imprevistos. A primeira orientação explica como localizar um médico específico. A outra dica sugere que a pessoa evite múltiplos agendamentos. No caso de o paciente precisar ouvir opinião de um segundo profissional, a recomendação é marcar somente após realizada a primeira consulta.

A Unimed também orienta com relação ao espaço onde o paciente vai estar na hora da consulta, que deve ser silencioso e ter boa claridade. É importante verificar o sinal da internet para evitar que a comunicação seja interrompida. O paciente precisa, ainda, se organizar para estar pronto no horário marcado a fim de evitar contratempos.

Outra recomendação é estar exclusivamente dedicado à conversa com o médico, evitando fazer atividades paralelas durante a consulta. Por fim, a equipe orienta que as pessoas lembrem de desmarcar o horário caso tenham algum imprevisto. Isso é importante para que a agenda do médico seja liberada para o encaixe de outros clientes.

Confira abaixo todas as recomendações

Em caso de dúvidas, acesse os canais de atendimento ao cliente:

(21) 4020-3861 (capitais e regiões metropolitanas)

0800 031 3861 (demais localidades e interior)

0800 286 0234 (deficientes auditivo e de fala)

(21) 3861-3881 (ouvidoria)

Saiba mais:

O que é e como funciona a telemedicina?

A modalidade é usada para atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS) ou na rede privada. O atendimento médico à distância pode ser feito diretamente entre médicos e pacientes, por meio de tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança e o sigilo de informações. Toda a consulta deve ser, obrigatoriamente, registrada em prontuário clínico com indicação de data, hora, tecnologia utilizada e o número do Conselho Regional Profissional do médico e sua unidade da federação.

Os médicos estão autorizados a emitir atestados ou receitas médicas desde que assinados eletronicamente e acompanhados de informações sobre o profissional. Também devem seguir os requisitos estabelecidos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As seguintes modalidades estão disponíveis na telemedicina: 1) teleorientação, para que médicos possam à distância orientar e encaminhar pacientes em isolamento;

2) telemonitoramento, situação em que o médico monitora à distância parâmetros de saúde do paciente 3) teleinterconsulta, para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Últimas Notícias