O Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), localizado no térreo do prédio-sede, sedia a exposição “Negrarte: As cores são dos pretos”, inaugurada nesta terça (7/11). A mostra, organizada pelo Subcomitê de Equidade Racial do Tribunal, irá até o dia 30 de novembro, das 10h às 16h. O evento é parte das comemorações do mês da Consciência Negra.
A exposição “Negrarte” é uma iniciativa que busca celebrar a cultura negra e suas contribuições para a sociedade por meio da expressão artística. A mostra contará com obras de três expositores, cada um trazendo sua visão única sobre a temática.
Sobre os expositores
Bruno Guimarães: Artista autodidata, Bruno trabalha com aquarela e arte digital. Suas maiores influências vêm dos quadrinhos de super-heróis, mangás e séries de ficção científica. Por meio de sua arte, ele busca desconstruir padrões estéticos impostos pela sociedade, representando as mulheres negras em sua total essência.
Cosme Pinheiro: Artista plástico e servidor aposentado do TRT da 1ª Região, Cosme é graduando em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Sua obra, segundo ele, reflete a busca pelo essencial e o que realmente importa.
Ricardo A. A. Pereira: Artista plástico, doutor em História e Crítica da Arte pela UFRJ e professor da Escola de Belas Artes da UFRJ, Ricardo acredita que a arte é um meio para aprimorar a vida. Ele também é curador da Galeria Macunaíma.
Rosana Ferreira, representante de base e membro do Subcomitê de Equidade Racial como representante do Sisejufe, convida todos os colegas a visitarem a exposição Negrarte. “No mês em que comemoramos a consciência negra, um evento de tal grandeza, onde todos os expositores são negros, serve de inspiração aos colegas que têm guardado dentro de si um sonho, qualquer que seja ele”, afirma.