Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe visita tribunais e pontos de apoio em solidariedade aos atingidos pela tragédia em Petrópolis

Servidores e servidoras do TRE-RJ e SJRJ seguem com trabalho voluntário na cidade serrana

O Sisejufe continua atento às necessidades das pessoas atingidas pelas chuvas em Petrópolis e, desde a semana passada, envia donativos para serem distribuídos aos desabrigados. Nesta terça-feira (22/2), a presidenta da entidade, Eunice Barbosa, e o diretor Valter Nogueira estiveram na cidade para se solidarizar e acompanhar o trabalho voluntário incansável das servidoras e servidores lotados em unidades do Judiciário Federal na região.

Os diretores visitaram a subseção da SJRJ que foi atingida pelas chuvas do dia 15 e a 65ª Zona Eleitoral, que fica dentro do Centro de Cidadania de Itaipava e está funcionando como ponto de distribuição de doações. Eles conversaram com os servidores e se colocaram à disposição para o que for preciso.

A chefe de cartório Nathalie Gouhie e toda equipe da 65ª ZE estão atuando diariamente para dar conta das necessidades, que vão mudando a cada dia. Neste momento, os itens pedidos são: mamadeiras, chinelos, roupas íntimas, eletrodomésticos, colchões de solteiro e casal, toalhas, roupa de cama, panelas, utensílios de cozinha, óleo, café, sacos para cestas básicas e produtos de limpeza.

Nathalie Gouhie, chefe de cartório da 65a ZE, está coordenando a ajuda humanitária com apoio do TRE-RJ e do Sisjejufe

Nathalie orienta que as pessoas que têm roupas para doar esperem para mandar mais à frente porque não há pessoal suficiente para fazer a triagem desses itens específicos. “O que a cidade mais precisa nesse momento é de voluntários nos postos para fazer triagem das roupas que já foram doadas e de mantimentos”, ressaltou a servidora.

Redes de apoio

Eunice e Valter, que foram à cidade imperial acompanhados da coordenadora da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese do RJ, Tânia Ramos, também visitaram o ponto de doações organizado pelo Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade), no Centro Educacional Terra Santa. A presidenta do Sisejufe reforçou a importância da atuação em redes.

Eunice Barbosa e Valter Nogueira foram recebidos pelos coordenadores do Serviço Franciscano de Solidariedade no ponto de doações no Centro Educacional Terra Santa

“Estamos atuando desde o início, mas sabemos que a tendência é essa grande mobilização ir aos poucos diminuindo. Por isso, é importante criar redes de apoio para que possamos continuar dando suporte às pessoas. Num segundo momento, a ideia é fazer mutirões de cidadania e o Sisejufe poderá colaborar com assistência jurídica a essas pessoas”, informou Eunice Barbosa ao coordenador nacional da Sefras, Frei Max.

Números da tragédia

Até o início da noite desta terça, a maior tragédia que a cidade já enfrentou havia deixado 195 mortos, segundo o Corpo de Bombeiros, e 69 desaparecidos.
A Polícia Civil informou que, entre as vítimas fatais, há 113 mulheres e 73 homens — 33 são crianças ou adolescentes. Ao todo, 179 corpos foram identificados, e outros 170 liberados.

Ainda há 69 pessoas desaparecidas em Petrópolis

O município mantém 13 escolas abertas para o acolhimento dos moradores de área de risco. Até o momento, 811 pessoas estão abrigadas nesses locais.

COMO AJUDAR:

A 65ª Zona Eleitoral disponibilizou o PIX da chefe do cartório Nathalie Gouhie de chave 05508255761 (CPF) para doações em dinheiro.

O TRE-RJ também está recebendo doações na sede, localizada na Av. Presidente Wilson, 194/198, no Centro do Rio de Janeiro, das 11h às 19h.

O TRF2 está recebendo doações de água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, remédios, itens de higiene pessoal e material de limpeza no prédio localizado na Rua Acre nº 80 – Centro, Rio de Janeiro/RJ – térreo das 12h às 17h.

O TRT1 está recebendo doações de água mineral, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e material de limpeza no prédio-sede do TRT/RJ (Av. Presidente Antônio Carlos, 251 – térreo – entrada pela Rua da Imprensa) e no Fórum da Lavradio (Rua do Lavradio, 132 – térreo), das 10h30 às 15h30.

Servidores do TRE-RJ fazem mutirão solidário

Arrecadação no Sefras, no Centro Educacional Terra Santa

Voluntários separam donativos no Sefras, no Centro Educacional Terra Santa

Trabalho voluntário na 65 Zona Eleitoral

Trabalho voluntário na 65 Zona Eleitoral

Trabalho voluntário na 65a Zona Eleitoral

Trabalho voluntário na 65 Zona Eleitoral

Doações chegando no Centro Educacional Terra Santa

Trabalho voluntário do Sefras

Trabalho de voluntários do Sefras

Unidade da SJRJ no centro de Petrópolis foi atingida pelas chuvas do dia 15

Unidade da SJRJ no centro de Petrópolis foi atingida pelas chuvas do dia 15

Unidade da SJRJ no centro de Petrópolis foi atingida pelas chuvas do dia 15

 

Últimas Notícias