Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe recebe reunião Regional do Mosap, que debateu a importância da aprovação da PEC 6/2024

Auditório lotado mostrou a importância do tema; integrantes do SAP, parlamentares e diversas entidades estiveram juntos para discutir e promover a PEC 6, que trata da extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas

O Sisejufe foi anfitrião, na manhã desta sexta-feira, 30/8, do Encontro Regional do Instituto Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados.

O auditório do nosso sindicato, lotado, dava bem a urgência de se discutir os caminhos e estratégias para garantir que a PEC 6 seja apensada à PEC 555, que trata da extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas. Foi ressaltado no encontro que isso precisa acontecer até o fim deste ano.

No início da reunião, um momento de muita emoção: foi feito um minuto de silêncio em homenagem a nosso querido Amaro Faustino, diretor do Sisejufe e integrante atuante e combativo da Secretaria de Aposentados e Pensionistas do sindicato. Amaro nos deixou recentemente, no dia 01 de agosto. Durante o minuto de silêncio, foi exibido um vídeo com fotos mostrando sua atuação no sindicato e na SAP.

Em seguida, foi composta a mesa de abertura, que contou com a participação de Lucena Pacheco Martins, presidente do Sisejufe e coordenadora-geral da Fenajufe; Neli Rosa, secretária de Aposentados e Pensionistas do Sisejufe; e Edison Haubert, presidente do Mosap.

Lucena agradeceu a presença de todas e todos e afirmou: “O Sisejufe vem atuando intensamente nessa questão de aposentadorias e pensões, que é um lugar que a gente precisa de uma luta robusta, precisa desse enfrentamento porque toda a vida funcional culmina na aposentadoria. E, sim: a gente tem que dar muita relevância aos aposentados. Os aposentados nos deixaram um legado de luta a todos os trabalhadores e trabalhadoras. E é preciso lembrar, também, que os trabalhadores e trabalhadoras de hoje serão os aposentados de amanhã. Por tudo isso, é uma grande satisfação receber esse encontro aqui no Sisejufe. É importante termos tantas entidades aqui com a gente nesse encontro porque isso fortalece a caminhada. Essa luta que é de todas e todos nós.”

Emocionada, Neli também comentou: “Obrigada a todos aqui presentes e a todos que lutam com a gente, incessantemente pelos direitos dos aposentados e pensionistas. A luta é árdua, é longa, mas com luta vamos, se Deus quiser, garantir a PEC 6. Eu não desisto. Eu acredito, sempre! Escutei, uma vez, numa fala lá na Plenária de Belém, de uma senhora já bem idosa: enquanto eu tiver vida, eu vou lutar. É isso. Enquanto tiver vida, eu também vou lutar. Sou aposentada desde 2013. Sei que esse desconto dói muito porque nós trabalhamos a nossa vida inteira em prol de uma aposentadoria tranquila, mas aí nos aposentamos e vemos nosso contracheque com esse desconto absurdo. Vamos continuar unidos e na luta pelos nosso direitos.”

Edson, presidente do Mosap, iniciou sua fala rendendo homenagem à lembrança de Amaro e, em seguida, se emocionou ao agradecer a receptividade que todos do Sisejufe tiveram com o Mosap: “Quando eu conheci Lucena, eu pensei assim: bom, é mais uma força que está vindo para o Mosap, que bom. Mas olha, eu quero dizer que essa força é do tamanho da barragem de Itaipu. Nós fomos recebidos aqui com muito carinho. E esse tratamento nos emociona, mas também diz uma coisa muito importante: esse bom tratamento significa o respeito aos aposentados e pensionistas da sua entidade, o Sisejufe, aos aposentados do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Obrigado por terem nos acolhido com tanto carinho e respeito. Obrigado por estarem na luta em defesa dos aposentados, também. Obrigado por esse evento maravilhoso que tivemos aqui.”

O deputado federal Roberto Monteiro (PL-RJ), salientou a importância do encontro, frisou a urgência de se defender os aposentados e pensionistas e colocou seu gabinete, em Brasília, de portas abertas a todos os aposentados: “Saibam que o gabinete 316, do Anexo IV, na Câmara dos Deputados, é uma extensão de vocês. Estou à disposição para o que vocês precisarem em relação à defesa dos nossos aposentados e pensionistas”.

O ex-deputado Gilberto Palmares (PT-RJ), que compôs a mesa seguinte, também fez um forte discurso em defesa dos aposentados e pensionistas e garantiu que a pauta é tão importante que, justamente por isso, tem adesões da esquerda e da direita: “Eu, uma vez, muitos anos atrás, tomei uma bronca justa, correta, de um antigo dirigente sindical, que me corrigiu. É que eu fiz uma saudação aos inativos. E esse colega sindical me disse assim: ‘a gente é aposentado, mas continua vivo, a gente é aposentado, mas continua importante para a sociedade. Por isso, aposentado, sim; inativo, nunca!’ E é isso: vamos firma na luta em defesa dos aposentados e pensionistas. Vamos firmes na luta contra os 14% que são garfados do vencimento dos aposentados. Costumo dizer que a gente faz a vida olhando para frente, mas a gente deve sempre dar uma olhadinha para o lado e olhar para trás para não esquecer nunca os que nos antecederam na luta, na batalha, nas conquistas e na vida. Olhar para trás para perceber que a gente nunca chegou a lugar nenhum sozinho. Sempre há os que nos antecederam na luta e os que nos apoiaram, seja companheiro de luta, familiares, colegas de trabalho, pessoas que ajudaram a nos impulsionar. Estava aqui presente um deputado do PL, que está apoiando a luta. Está aqui um representante do PT, que está apoiando a luta. Partidos de ideologias antagônicas, mas essa luta é tão justa que ela é capaz de somar com todos os parlamentares e as parlamentares que estão aqui”, disse Palmares, sendo bastante aplaudido ao final de sua fala.

Renato Cantoni, diretor executivo nacional do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União, do Conselho Nacional do Ministério Público e da Escola Superior do Ministério Público da União (SindMPU), também fez questão de falar e se posicionar em defesa da aprovação da PEC 06/2024: “Como vários colegas falaram aqui: aposentado sim, mas inativo nunca. Da luta a gente não se aposenta nunca porque não importa o governo que está de plantão, não importa a bandeira do partido que está no governo. A corda vai sempre arrebentar para o lado mais fraco e, nesse momento, é a corda dos aposentados e pensionistas. Por isso, sigamos na luta. Sigamos nossos dias intensos de muita atividade política de convencimento dos parlamentares para a aprovação da PEC 06/2024.”

Lúcia Helena Vinhas Ramos, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF), chamou de louvável a luta em prol dos aposentados e pensionistas e disse que além de lutar pela aprovação da PEC 06/2024, que é preciso, também, lutar contra a Reforma da Previdência: “Eu nem chamo de Reforma da Previdência. Eu chamo de ‘deforma’. Deforma da Previdência. A gente tem que lutar pela revogação dessa reforma. Ela distribuiu prejuízo para todo mundo. O povo novo que está aí vai morrer trabalhando, não vai ter possibilidade de se aposentar. Então, eu acho que a luta em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas é uma luta conjunta. É e precisa ser uma luta de todas e todos.”

A reunião Regional do Mosap, que debateu a importância da aprovação da PEC 6/2024, segiu das 09:30h até quase 13h.

Também estiveram presentes à reunião os assessores dos deputados Reimont (PT-RJ); Laura Carneiro (PSD-RJ); e representantes de diversas entidades: SINDMEDICO, CONACATE, SINAIT, ASPAL, AFPESP, SINDMPU, UPPES, FENALEGIS, SINDISPERJ, ALERJ, SITRAEMG, PROIFES, ADUFRGS, SINCAF, ANPPREV, SINTUPERJ, SINDIFISCO Nacional, ASFOC -SN, PÚBLICA, SINTUFF, FENALE, SINDJUS-DF, ANASPS, ANFIP, SINFRERJ, ASDNER e SINTTEL.

 

Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no InstagramFacebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias