Entre as atividades programas pelo Sisejufe para celebrar o Julho das Pretas, teremos, no sábado, dia 27/07, de 9h às 12h, a “Caminhada Cultural pela Pequena África”.
Trata-se de um passeio histórico e cultural que fala sobre nossa herança africana.
Pra começar, é importante se situar geograficamente e também entender melhor o que representa a chamada Pequena África.
O nome, dado pelo compositor Heitor dos Prazeres (1898-1966), no começo do século XX, já apareceu em músicas, enredos de escolas de samba e em livros, mas para muitos cariocas e muitos brasileiros de um modo geral, é um termo desconhecido, apesar de se referir a uma parte tão rica em memória e história, na cidade do Rio de Janeiro.
A Pequena África engloba a região portuária e os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, que ficam pertinho do Centro da cidade. Representa o centro de criação da cultura negra carioca e também da organização de novas formas de mobilização social e política.
Caminhar, conhecer melhor toda essa área da Pequena África é enxergar e se encantar com a presença africana e com todo o patrimônio cultural negro que marcaram para sempre a história não só do Rio de Janeiro como a nossa história de país.
Importante
Como as vagas são limitadas, é importante fazer inscrição prévia através do link sisejufe.org.br/caminhadapequenaafrica
A “Caminhada Cultural pela Pequena África” é uma atividade proposta em conjunto pelo Departamento de Combate ao Racismo com o Departamento Cultural do Sisejufe.
Informações gerais
O passeio está marcado para começar às 9h. Como haverá um guia fazendo o trajeto junto com nosso grupo, é importante chegar na hora marcada.
O ponto de encontro é no Largo de São Francisco da Prainha, bem em frente à Estátua de Mercedes Baptista, na Gamboa, Centro do Rio.
O percurso é considerado de nível leve, mas faremos uma caminhada de três horas (com pausas para as intervenções/falas do nosso guia), que passa por algumas ladeiras e escadarias.
Por isso, sugerimos que você use roupas leves, calçados bem confortáveis (de preferência, tênis), leve uma garrafa de água, boné/chapéu e filtro solar (caso esteja sol).
Brindes
Quem se inscrever e fizer a Caminhada Cultural pela Pequena África participará ainda de um sorteio. O Sisejufe sorteará entre os participantes 1 voucher para a Sede Campestre e alguns livros sobre a temática da nossa herança africana.
Participe! A Caminhada Cultural pela Pequena África não é “apenas” um passeio: é uma deliciosa aula de História a céu aberto.
Vem com gente!
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!