Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe realiza reunião para eleger delegados para o encontro LGBTda Fenajufe

Encontro online foi preparatório ao 1º Encontro Nacional que a Federação fará sobre o tema, dias 08 e 09 de julho; participantes elogiaram a iniciativa do sindicato

Buscando dar vez e voz às servidoras e aos servidores da comunidade LGBT+, o Sisejufe realizou, na noite dessa terça-feira, 20/06, às 19:30h, uma reunião online preparatória ao 1º Encontro Nacional que a Federação fará sobre o tema, dias 08 e 09 de julho.

O objetivo do encontro era também mobilizar a categoria para, em breve, criar o Coletivo LGBT+ do sindicato.

As diretoras do Sisejufe e também coordenadoras da Fenajufe, Lucena Pacheco e Soraia Marca, participaram da reunião. Entre servidores e servidoras, estavam presentes Edson Roza, Larissa Azevedo, Ricardo Valverde, Clarissa Pacheco e Emerson Teropol.

Lucena conduziu a reunião e começou salientando a importância dessa iniciativa: ” Falar, trazer à tona a discussão é importante. Ajuda as pessoas a terem uma compreensão melhor e diminui um pouco a questão do preconceito. Tem que tratar como política afirmativa porque se não fica difícil. No Judiciário, o segmento LGBT+ acho que ainda é mais minoria porque as pessoas acabam nem se identificando. Então, espero que essa seja a primeira de muitas reuniões que faremos para a gente se auto-organizar sobre isso. Eu e Soraia estamos aqui dando esse pontapé inicial, mas é importante que os colegas venham e se organizem para formamos esse coletivo”.

Edson Roza, do TRF2, afirmou: “Vejo com muitos bons olhos essa iniciativa porque acho que daí podem surgir propostas que nem venham atender a mim, mas que podem atingir um grupo de pessoas que sofrem muito com o que acontece dentro do seu local de trabalho.

Clarisse também elogiou a iniciativa do Sindicato: “Sou muito favorável a essa causa. Conheço muitos colegas no Judiciário que têm essa vivência e que não se assumem como tal por conta do preconceito. Entendo que tem ser falado mesmo, tratado. É importante a discussão até para a garantia dos direitos. Então, realmente é de se tirar o chapéu essa iniciativa do Sisejufe de falar sobre o tema. A gente tem muito o que aprender com essa geração mais nova. Eles já têm um outro olhar sobre tudo isso e é muito bacana. Acho que podemos aprender muito com eles enquanto alteridade, enquanto respeitar a escolha e a opção dos outros. Eles são porretas. Por isso, a troca é sempre tão boa e necessária entre as pessoas”.

Após um momento de apresentações gerais e de falas pessoais sobre a vivência de cada um com a temática LGBT+, Lucena lembrou que a Fenajufe marcou o 1º Encontro Nacional que a Federação fará sobre o tema, dias 08 e 09 de julho, e que isso impulsionou ainda mais a vontade do Sisejufe de formar seu coletivo. “Os coletivos eles só podem ser formados com a autorização da diretoria colegiada. Então, essa reunião pode encaminhar a criação de um coletivo, mas o objetivo principal é a gente iniciar esse processo, fazer com que as pessoas se reúnam e falem sobre o assunto, fortalecermos mais e mais as reuniões e assim, muito em breve, conseguirmos formar um coletivo que possa fazer política, dentro do sindicato, para esse segmento”.

Em seguida, a dirigenta falou sobre a importância de o Sisejufe mandar representantes para o Encontro da Fenajufe, em Brasília, em julho, e abriu ao grupo a manifestação de interesse em participar. Edson, Ricardo, Larissa e Clarisse disseram que aceitariam ir. Lucena informou que esse encontro não estava previsto no planejamento orçamentário. Por isso, se faz necessário levar os nomes à Diretoria Administrativa e Financeira para avaliar se haverá possibilidade de remanejamento de verba para atender a todos que se disponibilizaram a participar do Encontro Nacional da Federação.

Lucena também explicou sobre os prazos: nesta quarta-feira, dia 21/06, é o prazo limite para recebimento de sugestões de pauta, programação e palestrantes para o referido encontro. Já no dia 03/07 é o prazo limite para o envio das propostas aprovadas nas reuniões e inscrição dos representantes eleitos dos sindicatos ao encontro nacional. As propostas e inscrição dos representantes devem ser enviadas para o endereço eletrônico encontro.fenajufe@gmail.com

Nesta reunião do Sisejufe, ficou acordado que daqui a um mês haverá novo encontro do grupo, que acontecerá dia 25 de julho, uma terça-feira, também às 19:30h. Até lá, as servidoras e os servidores presentes a essa primeira reunião pretendem mobilizar mais a categoria, trazer novos participantes e amadurecer a criação do coletivo do sindicato.

O Encontro da Fenajufe

A programação para o 1º Encontro Nacional que a Federação fará sobre o tema, dias 08 e 09 de julho, ainda está em fase de elaboração. Por enquanto, o que se tem definido é:

Dia 08/07:

9h – Abertura com os coordenadores da Federação (1min cada)

9h15 – Políticas afirmativas e garantia de direitos à pessoa LGBT+ (20min para cada), com sugestão dos seguintes convidados: Erika Hilton – Deputada Federal (a confirmar); Simmy Larrat – Secretária Nacional dos Direitos da População LGBT+ do Ministério dos Direitos Humanos (a confirmar); Rita Von Hunty (a confirmar); Luana Alves – Vereadora (a confirmar); Verônica Lima – Vereadora (a confirmar); Debate (12 inscrições de 3 minutos); Respostas e considerações finais das palestrantes (5min para cada)

13h – Almoço

14h30 – Apresentação de vídeo e roda de conversa – A realidade dos LGBT+ no Mundo do Trabalho.  Alexandre Marques – Assessor da Fenajufe; Joana D’arc Pereira de Melo – Jornalista da Fenajufe

16h – Lanche

18h00 – Encerramento do dia. Obs: após o encerramento, confraternização dos participantes em local a confirmar (cada um paga a sua conta)

Dia 09/07:

9h – Apresentação de propostas e encaminhamentos

13h – Parada do orgulho LGBT+ de Brasília – Esplanada dos Ministérios. Obs: levem suas bandeiras e faixas para o bloco do Judiciário e MPU (haverá camisetas da Fenajufe)

 

Justiça do Trabalho: Incidência de juros de mora e correção monetária no valor dos passivos pagos é cobrado em requerimento administrativo, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias