Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participa do ato pelo Dia Internacional da Mulher, no Centro do Rio

Em todo o país, sindicatos, centrais e coletivos de diversas cidades do país foram às ruas neste 8 de março; ato foi marcado por tranquilidade e intensa mobilização das mulheres

Mais uma vez, o 8 de março foi marcado por mobilizações de mulheres em todas as regiões do Brasil. E foi lindo. Lindo, forte e potente.

No Rio de Janeiro, o Sisejufe participou do ato pelo Dia Internacional da Mulher, no Centro do Rio. A concentração começou às 16h, na Candelária, e por volta das 18h seguiu em direção à Cinelândia.

Mulheres, crianças e até alguns homens participaram da manifestação que foi pacífica, cheia e muito vibrante. Diversos sindicatos, centrais e coletivos foram às ruas neste 8 de março pedir e lutar por um mundo com mais igualdade, respeito, sem feminicídio, oportunidade de emprego na cidade e no campo, contra as guerras e por um mundo melhor para todas e todos.

Para Anny Figueiredo, secretária de Mulheres do Sisejufe, o ato é importante porque reafirma a força da luta das mulheres, sua luta e mobilização constantes: “Mais uma vez, nós do Sisejufe estamos aqui presentes, junto com a Marcha Mundial das Mulheres, que é o campo em que a gente se constrói, lutando pelos direitos das mulheres e pela igualdade de direitos. O 8M, o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, é, sim, dia de luta. Estamos na ruas aqui no Rio, em todo o Brasil e em vários países do lutando por um mundo melhor para todas, todos e todes.”

A presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco Martins, também marcou presença no ato e comentou: “Estamos aqui marchando por direitos, respeito, pela liberdade das mulheres, pela ocupação dos espaços de poder e contra a violência política de gênero”.

A diretora Juliana Avelar, que integra o Departamento de Acessibilidade e Inclusão, também participou da marcha e falou orgulhosa sobre a experiência: “Com certeza, é um dia de luta, mas também de celebração das conquistas femininas ao longo dos últimos séculos. Continuaremos vigilantes, atentas e mobilizadas denunciando os problemas, as violências e as mazelas que nos atingem. O DAI esteve presente na marcha representando todas as mulheres deficientes que superam desafios todos os dias”.

Já a diretora Michelle Maranhão comentou: “A Marcha é o nosso momento de visibilidade, de mostrarmos ao mundo que os direitos conquistados estão muito aquém do necessário para alcançarmos a igualdade, o respeito aos nossos corpos, o direito de vivermos livres e sem medo. É inadmissível que continuem se perpetuando as condições de subserviência e violência impostas pelo patriarcado”.

Também participaram do ato as diretoras Soraia Marca, Helena Cruz, Renata Nascimento, Carla Nascimento, além da assessora política Vera Miranda e da assistente da assessoria política, Elaine Monteiro.

Ao longo de toda a marcha, faixas do Sisejufe chamavam a atenção com os dizeres: “Mulheres do Judiciário em luta: por autonomia financeira e por equidade de gênero nas relações de trabalho no Poder Judiciário”, dizia uma; “Mulheres do Judiciário em luta: por uma política de cuidados e de enfrentamento à violência de gênero no ambiente de trabalho”, dizia outra.

Além do Rio de Janeiro, mulheres marcharam pelos seus direitos em Brasília, Recife, Belo Horizonte, São Paulo etc.

 

Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no InstagramFacebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias