O domingo (21/02) foi marcado por mais uma onda de protestos em todo o país. Com carreatas e bicicletadas, as manifestações ocorreram em pelo menos em 12 estados, além do Distrito Federal, com a participação de sindicatos, frentes e movimentos sociais. O Sisejufe se juntou às mobilizações em Rio das Ostras, na região dos lagos, e em Niterói, na região oceânica, pela garantia da vacina contra a Covid-19 gratuita para todos e todas e para protestar contra a reforma administrativa.
No total, 64 carros percorreram os principais pontos da cidade de Rio das Ostras. Segundo o servidor do TRT1 Paulo Schelder, um dos organizadores da carreata local, o grupo partiu do Píer, passou por toda a orla de Costa Azul, Praça da Baleia, cruzaram a ponte sobre o Rio das Ostras, circularam pelo centro da cidade e seguiram pela avenida Amaral Peixoto até finalizar na feira popular da Cidade Praiana, em frente à praia do Abricó.
Em Niterói, a atividade contou com a participação das diretoras do Sisejufe Mariana Petersen e Mariana Liria. A carretata, com cerca de 70 carros, percorreu a cidade, seguiu para São Gonçalo e voltou para o ponto de partida. “Foi um ato suprapartidário pela vacina e outras pautas em defesa da população e do serviço público. Nós precisamos mostrar força neste momento de tantos ataques. É importante que todos os servidores e servidoras estejam atentos e participem da luta da maneira que for possível, seja pela atuação nas redes sociais, nas carreatas ou mandando emails para os parlamentares”, conclama Mariana Petersen.
Momento de união
O Sisejufe está fortemente mobilizado, em conjunto com diversas entidades, para tentar barrar os ataques do governo e do Congresso, que se intensificarão nesta semana. Nesta terça (23/02), às 8h30, os diretores do sindicato participam da reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), convocada pela Fenajufe. O encontro tem por objetivo preparar as próximas etapas da caminhada em defesa dos serviços públicos, contra a Reforma Administrativa e as privatizações.
A preocupação que molda a urgência da Ampliada é a disposição do governo em destravar as pautas que atacam servidoras e servidores públicos, condicionando sua aprovação à concessão de novo auxílio emergencial. Ou seja, a construção de uma mentira.
O envio da PEC 32 à CCJ e a composição política do Congresso Nacional apontam para a necessidade dos servidores públicos se organizarem no intuito de barrar esse projeto de Reforma Administrativa. Agora, com a PEC 186 no radar do Senado já em plenário nesta semana, o ataque se intensifica.
O momento é de união e o Sisejufe reforça a importância do engajamento de cada servidor e cada servidora nesta luta contra a retirada de direitos. Todas as mobilizações e atividades estão sendo informadas em nosso site, Instragram e Facebook. Acompanhe e participe!