Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participa de audiência pública sobre o PNE

              Na terça-feira, 22 de outubro, os diretores do Sisejufe, Dulavim de Oliveira Lima Jr e Ricardo de Azevedo Soares, participaram de audiência pública na Comissão de Educação do Senado, que discutiu o Plano Nacional de Educação (PNE). Ambos participaram ainda da audiência pública sobre Aposentadoria Especial para servidores com deficiência.

             Os diretores enfatizaram que dentre as várias preocupações do sindicato em relação ao Plano, o Sisejufe estabelece prioridade ao que tange à Meta IV, relativa à educação de crianças e adolescentes com deficiência. ”Nossa maior preocupação é com relação à educação especial. Estamos numa luta árdua para manter em pleno funcionamento escolas especializadas como o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e o Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro desde que o Executivo enviou o PNE, ao Congresso Nacional, sob a forma do projeto de lei 8035 em 2010”, explica Ricardo Soares, coordenador do Núcleo das Pessoas com Deficiência do Sisejufe.

                Como o formato das audiências públicas do Senado não permite uma maior participação do público em geral, os diretores não puderam formular perguntas aos debatedores, e o tema contido na Meta IV praticamente não foi abordado durante a audiência. Mas, ao final da mesma, eles puderam abordar o assunto com os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Cristóvão Buarque (PDT-DF). Dias garantiu à diretoria do sindicato que manterá o termo preferencialmente na redação da Meta IV, o que possibilita a coexistência dos dois modelos educacionais hoje em vigor: o Inclusivo e o Especializado. Cristóvão Buarque concordou com o que defendemos e nem foi preciso falarmos muito sobre o assunto. O senador pedetista, pro sua vez, ressaltou com veemência a importância de escolas especializadas quando da formação de pessoas com deficiência e garantiu que o Sisejufe pode contar com ele nessa luta.

                “Em nossa avaliação, valeu muito a pena a vinda a Brasília e achamos que nossa vida em matéria de Comissão de Educação do Senado, pelo menos, esteja um pouco mais tranquila agora!” desabafa Dulavim de Oliveira Lima Jr, diretor sindical que também compõe o Núcleo das Pessoas com Deficiência do Sisejufe.

 

Últimas Notícias