Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe marca presença em ato em defesa do serviço público na Câmara

Manifestantes lotaram auditório Nereu Ramos e mostraram força dos servidores na luta contra Reforma Administrativa

Dirigentes sindicais, líderes de movimentos sociais, servidores e parlamentares de vários estados do país deram um sonoro recado ao governo Bolsonaro, em especial ao ministro da Economia, Paulo Guedes e seu projeto de promover a Reforma Administrativa. Aos gritos de “Ô Paulo Guedes, vim te dizer que parasita é você”, os manifestantes lotaram na quarta-feira (12/2) o auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, em um ato em defesa do serviço público, convocado pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público. O seminário “Reforma Administrativa – Desmonte do Estado como projeto”, também foi realizado em seguida.

Diretora do Sisejufe e coordenadora do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (DAP) do sindicato, Neli Rosa participou do evento representando a categoria do Rio. Ela destacou a importância de não só as entidades de classes de manifestarem contra a proposta do governo Bolsonaro, como também a sociedade em geral que será afetada diretamente com o desmonte do serviço público.  Adiretora ressaltou a importância da construção do 18 de março, Dia Nacional de Greve do Serviço Público.

“Quem não percebe as consequências deve prestar atenção. Não haverá mais atendimento em posto de Saúde, não haverá mais  escolas públicas caso essa Reforma Administrativa seja aprovada. Temos que nos mobilizar para evitar que ela passe no Congresso”, alertou Neli, que foi acompanhada pelo assessora parlamentar Alexandre Marques.

Dois pontos foram consenso nos discursos dos participantes do ato. A necessidade de unicidade de todas as categorias do serviço público para fortalecer a luta e as críticas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um banqueiro investigado por fraudes em fundos de pensão de estatais – que extrapolou todos os limites ao comparar servidores a parasitas. “O objetivo claro da administração, capitaneada pelo ministro Paulo Guedes, é a total destruição do Estado brasileiro e suas instituições, o que será danoso para a população brasileira”, analisa Neli.

A forte repercussão à declaração sobre a Reforma Administrativa na qual os servidores são comparados a parasitas, havia feito Bolsonaro e Guedes recuarem no envio da proposta ao Congresso Nacional esta semana. No entanto, a pressão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez o governo se decidir novamente por mandar a proposta.  Uma nota técnica com estudo sobre o funcionalismo público no Brasil foi distribuída no ato. O documento foi elaborado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

A direção da Fenajufe cumpre ainda esta semana uma série de agendas com os membros da CCJ do Senado para tratar das PECs do Plano Mais Brasil – 186, 187 e 188/19.

O coordenador Thiago Duarte discursos na tribuna pela Fenajufe e avaliou que Paulo Guedes estava à vontade quando ofendeu os servidores e não imaginava a repercussão. “Isso significa que é exatamente o que ele pensa e substancialmente o que o governo Bolsonaro pensa de nós servidores públicos”, disse.

O dirigente reforçou, ainda, a necessidade de mobilização na construção do 18 de março. “Nós da federação estamos orientando para que haja greve, para que seja um dia nacional de greve do servidor público. Nós vamos somar às demais categorias do serviço público. Contem conosco. Mas não basta só o 18 de março, a gente precisa fazer um trabalho contínuo nas redes sociais e na pressão parlamentar. Vamos fazer a disputa de narrativa nas redes sociais e no trabalho parlamentar”.

Nova declaração do ministro choca sociedade

Na quarta-feira (12/2), Guedes soltou nova pérola do preconceito em relação às classes menos favorecidas que tanto caracteriza o governo Bolsonaro. Segundo o ministro, com o dólar em alta será bom para que as domésticas não viagem mais para Disney.

“Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para Disneylândia, uma festa danada. Pera aí. Vai passear ali em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai para Cachoeiro do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu, vai passear no Brasil, vai conhecer o Brasil. Está cheio de coisa bonita para ver”, disse ministro em evento em Brasília.

Com informações da Imprensa Fenajufe

Últimas Notícias