O Sisejufe escolheu o mês de maio para discutir e trazer reflexões sobre a violência laboral, um tema fundamental, que deve ser enfrentado a fim de preservar a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral (2/5), iniciamos uma campanha nas redes sociais, com muitas informações para ajudar a identificar as diferentes formas de assédio. Ainda teremos muitas postagens pela frente e, para fechar a campanha, vamos realizar o seminário “Enfrentamento da Violência Laboral no Poder Judiciário”.
ATENÇÃO: A atividade será PRESENCIAL no dia 31 de maio, às 18h30, no auditório do Sisejufe (Av. Presidente Vargas, 509/11 andar).
O evento foi idealizado e está sendo organizado pela assessoria política em conjunto com o Departamento de Saúde do Sisejufe, coordenado pela diretora Andrea Capellão.
“Ainda há a necessidade de informar os colegas sobre seus direitos. Muitos mostram desconhecimento da Política de Combate ao Assédio Moral instituída pela Resolução 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça. Somente unidos conseguiremos combater esse mal que assola a vida dos trabalhadores, indistintamente”, afirma Andrea.
A ideia é conscientizar sobre a utilização dos instrumentos de denúncia da violência laboral e apresentar os mecanismos institucionais de enfrentamento a esta situação.
Para além do debate, será um momento de troca de conhecimentos, acolhimento e escuta. Convidamos três especialistas no tema para que nossos sindicalizados tenham a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas. São elas:
Karla Valle – assistente social do TRT1. Tem graduação, mestrado e doutorado pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ). Foi professora substituta da ESS/UFRJ nos anos de 2018 e 2019. É assistente social do TRT1 desde dezembro de 2011. Está lotada na Coordenadoria de Saúde/Divisão de Atendimento Pericial.
Aniele Xavier – psicóloga da SJRJ. Atuou na área de saúde (SESAU) e desde o início de 2020 atua na Seção de Desenvolvimento (SEDES), ambas vinculadas à SGP. Mestranda do Programa de Pós-Gradução em Psicologia da UFRJ (2018-2020). Especialista em Clínica Psicanalítica pelo IPUB/ UFRJ (2010). Atuou na rede de saúde mental do Município do Rio de Janeiro/ RJ como psicóloga concursada, realizando atendimentos em ambulatório público e CAPS (2008-2013). Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007).
Gisele Goneli – coordenadora de saúde e integração do TRE-RJ. É membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do tribunal. Mestranda do Programa de Ciências Cardiovasculares da UFF
Clique neste LINK para ler nossa reportagem do lançamento da campanha, que trouxe ainda informações sobre a atuação da assessoria jurídica do Sisejufe em defesa dos sindicalizados vítimas de assédio moral e detalhes da Resolução 351 do CNJ, que trata do tema.