Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe celebra os 92 anos da Justiça Eleitoral e do voto feminino

Um dia histórico e cheio de significado. Há 92 anos, em 24 de fevereiro de 1932, foi instituído o primeiro Código Eleitoral do país (pelo Decreto nº 21.076/1932).

Além de marcar a criação da Justiça Eleitoral, o documento garantiu às mulheres os direitos de votar e de serem votadas em todo o território nacional.

Por isso, nesta data também se comemora o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, que foi instituído em 2015 pela Lei nº 13.086.

O Voto Feminino

As brasileiras só conquistaram o direito de votar e de serem votadas há menos de 100 anos. Sim, há menos de 100 anos, mais precisamente no dia 24 de fevereiro de 1932, após muita luta para terem os mesmos direitos políticos que os homens.

O voto feminino no Brasil foi então reconhecido e, posteriormente, incorporado à Constituição de 1934. A conquista se tornou um importante marco na história do país na luta das mulheres por igualdade de direitos. Porém, o voto era facultativo. Anos mais tarde é que veio a se tornar obrigatório.

A luta de muitas e muitas mulheres que nos antecederam precisa ser lembrada, celebrada e reverenciada. Mulheres como Leolinda Daltro (professora, sufragista e indigenista brasileira que lutou pela autonomia das mulheres; em 1910, juntamente com outras mulheres, fundou o Partido Republicano Feminino); Carlota Pereira de Queiroz (única mulher eleita nas eleições de 1933; era a única representante do sexo feminino entre os 254 deputados); Bertha Lutz (ativista feminista, zoóloga, educadora; é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras) e tantas outras.

Mulheres que lutaram por uma sociedade mais justa. Mulheres que muito nos honram e nos orgulham. Mulheres inspiradoras.

De Foz do Iguaçu, onde participou da jornada latino-americana e caribenha de integração dos povos, que aconteceu de 22 de fevereiro até hoje (24/02), a secretária de Mulheres do  Sisejufe, Anny Figueiredo, saudou a data e reafirmou as lutas e conquistas das mulheres: “”O 24 de fevereiro é uma data que representa muita força, luta e vitória. Uma data que contribui para a consolidação dos alicerces da democracia e para o fortalecimento dos princípios de igualdade e de justiça na sociedade brasileira. Reverenciamos as sufragistas que nos antecederam e todas as mulheres que seguiram na luta por direitos. Viva a força e a luta feminina, sempre!”

A Justiça Eleitoral

Para comemorar os 92 anos da Justiça Eleitoral, o TSE lançou em seu site a página “Conheça a Justiça Eleitoral”.

Se ficou curiosa/curioso para saber mais sobre ela, clique AQUI e conheça melhor sua história.

 

Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no InstagramFacebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

 

Últimas Notícias