Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe ao Vivo discutirá previdência do servidor no cenário atual

Presidente do Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, vai esclarecer dúvidas da categoria, ao vivo, a partir das 17h30 de sexta

Desde a chegada da pandemia, muitas dúvidas surgiram em relação à previdência dos servidores do Judiciário Federal.  Atendendo a pedidos da categoria, o Sisejufe ao Vivo desta sexta-feira (17/7) será com o presidente do Funpresp-Jud, Amarildo Vieira. O debate será transmitido ao vivo no Canal Sisejufe no YouTube, a partir das 17h30. A ideia é que Amarildo responda às perguntas do chat e as que forem enviadas previamente em vídeo. A conversa será mediada pela assessora política Vera Miranda e pela jornalista Tais Faccioli. 

Entenda o cenário 

As entidades de previdência complementar de servidores públicos, de maneira geral, não estão sofrendo tanto impacto com a crise do novo coronavírus (COVID-19) em relação a riscos de deficit em seus planos ou problemas de solvência por serem, na maioria, entidades novas e com planos de Contribuição Definida (CD), segundo informações do site Funpresp-Jud. Contudo, a crise afeta a economia de todos os países e, por consequência, as projeções para o PIB brasileiro. De acordo com Amarildo Vieira, a maior decorrência deste cenário para os fundos de servidores públicos está no âmbito do fomento.

“Estávamos esperançosos com o alastramento dos planos públicos depois da aprovação da PEC da Previdência, que determina a todos os entes federativos criarem um regime de previdência complementar. Mas o impacto da Covid-19 gera déficit público, contenção de gastos e suspensão de nomeações do serviço público”, destacou.

Segundo o gestor, o começo de 2020 estava promissor, mas o maior foco das entidades agora deve ser encerrar o ano com rentabilidade positiva e manter a massa atual de participantes.

Há expectativa sobre a reabertura do prazo de migração, embora no momento não haja definição sobre o tema. Dos quase 20 mil participantes da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira informou que cerca de 7 mil foram oriundas de migrações realizadas durante três janelas.

Imprensa Sisejufe com informações do site Funpresp-Jud

Últimas Notícias