Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe acompanha debates da Plenária Geral de Mobilização de entidades e movimentos sociais pela Vacina Já e contra a Reforma Administrativa

Sisejufe acompanha debates da Plenária Geral de Mobilização de entidades e movimentos sociais pela Vacina Já e contra a Reforma Administrativa, SISEJUFE

O Sisejufe, representado pela diretora Anny Rodrigues Figueiredo, acompanhou, na noite desta quarta-feira (27), os debates promovidos por entidades e movimentos sociais em uma Plenária Geral de Mobilização pela Vacina Já, Testagem em massa, Auxílio emergencial, Emprego e ‘Fora Bolsonaro’.

Além do sindicato do Rio de Janeiro, outras representações associativas, partidos políticos e centrais sindicais integraram a discussão que, entre outras, também teve como pauta o combate à Reforma Administrativa e o teto de gastos imposto pela Emenda Constitucional nº 95.

Segundo as lideranças que convocaram a Plenária Geral, o objetivo foi apresentar uma agenda concreta de mobilizações que dialogue com a sociedade e aumente a sensação de indignação com o atual governo.

O deputado estadual Daniel Almeida (PCdoB/BA) falou sobre a atual conjuntura “que se agrava e deve merecer profunda reflexão e mobilização da população e das entidades sociais”. De acordo com ele, o Brasil está no centro das preocupações de analistas internacionais, uma vez que a crise se coloca em um contexto mais abrangente, sem respostas para os problemas sofridos pela população.

O agravamento da crise social e aprofundamento das desigualdades foram apontados pelo parlamentar como marcas do Governo Bolsonaro. “O Brasil está ainda em um processo de agravamento dessa crise, levando em consideração os aspectos em relação a todas essas questões”.

Para o deputado, “o enfrentamento aos ataques do governo será possível através da capacidade de mobilização da sociedade”, finalizou.

Neste mesmo sentido, a vereadora pelo PT de Salvador Maria Marighella frisou a urgência do momento que exige a participação de todos. De acordo com ela, é preciso construir um projeto político que atenda as urgências e diversidade necessárias, com o diálogo como base para a proliferação de informações junto à sociedade.

“A mesma força que nos trouxe até aqui deve nos conduzir a um processo de diálogo com a sociedade que contemple a diversidade e os anseios da população”, disse.

Plenária Nacional das Organizações Populares 

O educador e militante Walter Takemoto repassou informações sobre a realização da Plenária Nacional das Organizações Populares ocorrida na terça-feira (26), onde foram definidos três pilares para a luta das entidades e movimentos sociais, políticos e religiosos que envolvem a mobilização: o enfrentamento da crise sanitária com ‘Vacinação Já’ e ampliação dos recursos do SUS para a sociedade, além da ampliação das medidas de distanciamento social. 

A retomada do auxílio emergencial e proteção ao emprego também são bandeiras defendidas pelas instituições. Em união às entidades do serviço público, as Organizações Populares lutam contra o teto dos gastos (EC 95) e a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), bem como as privatizações das estatais e o enfrentamento da crise política.

Entre os encaminhamentos tirados da Plenária Geral de Mobilização, estão o apoio à CPI que irá analisar a conduta do Governo Bolsonaro ao longo da pandemia a volta do Auxílio Emergencial; Vacina Já, contra a ação mercadológica que envolve as vacinas da Covid-19; e a luta em defesa dos direitos humanos.

Para a diretora Anny Figueiredo, a presença do Sisejufe nos debates que envolvem a luta da classe trabalhadora e de toda a sociedade faz com que o sindicato esteja engajado nas bandeiras de atuação por um serviço público melhor. “Nosso objetivo é ouvir as propostas defendidas por todos os movimentos sociais do país e trazer a discussão para a nossa base”, finaliza. 

Caroline P. Colombo para o Sisejufe

Últimas Notícias