Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sindicalizados aprovam as contas do Sisejufe e elegem comissão eleitoral que comandará eleições 2020

Servidores também aprovam mudança que vai permitir realização da eleição da nova diretoria no formato online

Centenas de servidores e servidoras do Judiciário Federal do Rio de Janeiro filiados ao Sisejufe participaram da assembleia ordinária virtual, na noite desta quarta-feira (2/9), e aprovaram, por esmagadora maioria, a alteração do regimento eleitoral e inclusão da modalidade de sistema de votação virtual em 2020. Foram 151 votos a favor da alteração (94,38%); 2 votos contra (1,25%) e 6 abstenções (4,38%). A mudança no regimento amplia a participação democrática no processo de renovação da direção e representantes sindicais e garante, excepcionalmente para este ano, o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias e de saúde para evitar aglomerações durante a pandemia de Coronavírus.

A assembleia, conduzida pelo presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, também elegeu a Comissão Eleitoral para escolha da diretoria e representantes sindicais para o triênio 2020-2023. Foi inscrita uma chapa pela servidora da JF e diretora do sindicato Eunice Barbosa, composta pelos servidores Fabiana Baptista (TRT-RJ), Alexander Ruas (TRE-RJ) e Og Carramilo Barbosa (JF). A chapa única foi aprovada com 136 votos a favor (97.84%); nenhum voto contra; e apenas 3 abstenções (2.16%).

Contas de 2019 e orçamento de 2020

O terceiro momento da assembleia foi dedicado à apreciação do Parecer do Conselho Fiscal sobre as Contas do Sisejufe do exercício de 2019 e o orçamento do exercício de 2020. Essa decisão, que deveria ter ocorrido no dia 25 de março de 2020, em assembleia presencial, teve de ser adiada, com amparo jurídico, devido ao impedimento de aglomerações por conta da Covid-19.

Valter Nogueira fez a apresentação dos dados, que foram enviados previamente aos servidores que se credenciaram para participar da assembleia. Em seguida, o presidente do Conselho Fiscal, Pedro Paulo Gasse Leal, leu o parecer relativo à prestação de contas do período de janeiro a dezembro de 2019 e informou que os conselheiros recomendaram pela aprovação das contas. O parecer do Conselho Fiscal foi aprovado por ampla maioria: 115 votos a favor (92%), nenhum voto contra e 10 abstenções (8%). O orçamento do exercício de 2020 também foi chancelado pelos servidores com 114 a favor (93.44%) e 8 abstenções (6.56%).

Comprometimento com a luta sindical 

A assembleia geral ordinária contou com a participação das intérpretes de libras Rosane Rabelo e Leila Lopes. Para o presidente do Sisejufe, o comprometimento e o engajamento da categoria, da diretoria, dos representantes de base e funcionários do sindicato garantiram o sucesso deste evento virtual tão importante para decisões futuras.

“Agradeço aos servidores e servidoras que atenderam ao chamado da diretoria do sindicato e permaneceram por quase três horas na assembleia. Vocês foram muito responsáveis com a luta sindical. O sindicato é a participação de todos. Usando esse instrumento tecnológico, a gente conseguiu realizar atividades essenciais para a vida do sindicato: orçamento, prestação de contas e alteração do regimento eleitoral, que era necessária. E agora a gente espera que as eleições sejam exitosas”, afirmou Valter Nogueira. 

Últimas Notícias