Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores votam por um sindicato de luta e representativo

A movimentação começou bem cedo na sede do Sisejufe, no Centro do Rio, nesta terça-feira (1º/8) para o primeiro dia da eleição da próxima diretoria que vai comandar a entidade pelos próximos três anos. Mesários, funcionários do sindicato, representantes das chapas 1 e 2 e além de componentes da comissão eleitoral davam os retoques finais para iniciar a liberação das urnas eletrônicas e de lona para os respectivos roteiros a serem cumprido ao longo do dia. As primeiras liberadas foram as do interior do estado. Um pouco mais tarde foram liberadas as urnas e listas com destino aos pontos de votação no Município do Rio. A categoria votou na expectativa de manter o sindicato de luta e representativo.

As equipes de mesários e motoristas começaram a deixar a sede do sindicato  por volta das 6h15. Os primeiros responsáveis pela coleta de votos no interior partiram para Campos dos Goytacazes, na Região Norte do estado, logo cedo. As mesárias Elaine Vieira e Stephanie Palácios seguiram com a urna fixa que ficará os três dias de votação naquela região. urna Campos mesarias Elaine Vieira e Stephanie Palacios

Em seguida foram liberadas as urnas com suas equipes para Itaperuna;  Macaé; Resende; São Pedro d’Aldeia; Três Rios; Volta Redonda; Barra do Piraí; Angra dos Reis; Petrópolis e finalmente Teresópolis.IMG_4415

Para os locais de votação, as urnas começaram a sair da sede do sindicato por volta das 9h, completando assim a etapa inicial do primeiro dia de votação para eleger a nova direção do Sisejufe no triênio 2017/2020.

Os primeiros a votarem na urna 1, que fica na sede do sindicato, foram o aposentado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Gildo de Lima e a pensionista Santilha Maria dos Santos, ambos de 75 anos de idade.

Os dois têm uma grande relação com o Sisejufe: Gildo é um dos sócios-fundadores da entidade sindical e o marido de Santílha – o servidor Nelson dos Santos – foi um dos que ajudaram a criar o sindicato no final dos anos 1980. Tanto Gildo quanto Santílha não deixam de participar das eleições a cada três anos.

IMG_4407“Onde o meu marido estiver eu sei que ele estará feliz em me ver participando da eleição. Afinal de contas ele lutou muito pela fundação deste sindicato”, afirmou a pensionistas recordando de Nelson dos Santos.Andre Musiello TRT augusto severo 1

“Não deixo de participar das atividades do sindicato e muito menos das eleições para a diretoria mesmo depois de ter me aposentado em 1997”, atesta Gildo após ter votado por volta das 10h30 da manhã.

A importância de participar do processo eleitoral foi destacada por grande parte dos servidores sindicalizados que votaram no primeiro dia.

O analista judiciário André Musiello, 37 anos, lotado no TRT da Augusto Severo, afirmou que a categoria precisa fortalecer o sindicato em um momento em que os trabalhadores e também a Justiça do Trabalho sofrem ataques por parte do governo Temer. “A eleição fortalece o sindicato na luta em defesa dos nossos direitos”, afirmou o analista.Romulo Mattos TRT antonio carlos 1Pedro Daer de Souza TRT Lavradio 1

Já o técnico judiciário do TRT do prédio da Lavradio Pedro Daer de Souza, 29, ressalta que a organização dos trabalhadores depende do fortalecimento das entidades sindicais. “Precisamos do nosso sindicato forte para enfrentar os desafios que a atual conjuntura apresenta”, frisou.

O também técnico judiciário Rômulo Mattos, 29, aproveitou que não havia fila na urna de votação que estava no hall dos elevadores do prédio do TRT da Antônio Carlos e participou da eleição. “É importante que todos venham e participem”, afirmou.

IMG_20170801_122634544Na sede Tribunal Regional Eleitoral a urna foi aberta no fim da manhã. Logo os integrantes, que também são fiscais, registraram seu voto. Além de fazer campanha, eles têm a tarefa de garantir o quórum da eleição. A técnica do judiciário Viviane Vitor, mesmo de férias, registrou sua vontade. “Os servidores têm que participar para escolher quem vai nos representar.” Ela espera que a nova direção tenha ainda mais representatividade e contato com a categoria.

IMG_20170801_141530564No TRF2, integrantes das duas chapas conversavam com os colegas sobre suas propostas. Como no prédio sede o sindicato tem muitos filiados, foram instaladas duas urnas no saguão para agilizar a votação.

No prédio da Dom Gerardo, a urna está localizada no 11º andar. A representante da Chapa 1 Soraia Marca e o representante da Chapa 2 Marcos Magalhães destacaram a tranquilidade da votação.

IMG_20170801_140345041_HDR IMG_20170801_140320167_HDR

 

 

 

 

 

 

 

Texto e fotos: Max Leone e Cristiane Vianna Amaral – Imprensa Sisejufe.

Últimas Notícias